Pacientes de Araraquara com sintomas de coronavírus terão atendimento virtual pelo WhatsApp

LeiaTambém

Uma parceria entre a Prefeitura, a empresa de consultoria EloGroup e o Instituto Votorantim está trazendo para Araraquara um serviço online para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 e para acolhimento em casos de saúde mental.

Essa assistente virtual, chamada de Bela, começa a funcionar pelo WhatsApp a partir desta segunda-feira (dia 15), no (11) 95474-2762. O morador de Araraquara só precisa adicionar esse número em sua lista de contatos e mandar uma mensagem, como um “oi” (não é para telefonar, mas apenas mandar mensagem no WhatsApp). Respostas automáticas irão guiar e orientar o paciente.

No caso da Covid-19, o atendimento terá três fases: virtual (automatizada), de teleatendentes (profissionais da rede de saúde) e de teleconsultas com médicos. O paciente poderá tirar dúvidas sobre a doença, sobre a prevenção e relatar os próprios sintomas à Bela, que dará orientações e fará o acompanhamento do caso. Se necessário, profissionais de saúde poderão prescrever medicamentos ou recomendar que a pessoa procure uma unidade de saúde.

“É uma tecnologia a partir do Instituto Votorantim e que vem agregar aos serviços já prestados pela Prefeitura em relação à Covid-19, como o nosso 0800 do Disque Saúde. Hoje se faz muita coisa pelo WhatsApp. O paciente poderá ter orientação e teleatendimento”, afirma o coordenador de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Edison Rodrigues Filho.

Leia também:

“Nós vamos reutilizar nessa plataforma o nosso próprio pessoal que já trabalha nos plantões de atendimento, com nossa equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos e atendentes”, ressalta Edison.

Ao contrário do atendimento virtual, as teleconsultas com a equipe médica só devem ser iniciadas a partir da próxima semana.

“A Bela vai perguntar os sintomas e o paciente será classificado em níveis de cuidados, além de responder um cadastro para monitoramento. A triagem perguntará os sintomas básicos e passará para o teleatendimento”, explica Gabriela Vieira Alves, consultora da EloGroup.

A consultora ressalta que estados como Alagoas e Ceará, além da cidade de Muriaé/MG, são exemplos de locais que já utilizaram a plataforma Bela para o atendimento virtual de pacientes com sintomas do novo coronavírus.

O funcionamento virtual da Bela é 24 horas por dia, ou seja, responderá o paciente a qualquer momento. Já o teleatendimento e as teleconsultas com os médicos terão horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apenas em dias úteis (exceto feriados).

Leia também – FGTS: calendário do saque emergencial vai de junho até novembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar a nova playlist

%d bloggers like this: