Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/03/2022 às 09h53min - Atualizada em 14/03/2022 às 09h53min

Caminho da epidemia? A partir desta terça-feira (15), Hospital de campanha passará a atender casos suspeitos de dengue

Duas mortes foram registradas na cidade

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

A partir da próxima terça-feira (15), o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passará a atender casos suspeitos de dengue, oferecendo consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

 

Os atendimentos ocorreriam a partir da quarta-feira (16), mas devido a preocupação com o aumento de casos, a secretaria da saúde adiantou a abertura.

 

Em virtude disso, e devido à queda na procura de pacientes suspeitos de Covid-19, a testagem para coronavírus deixará de ser feita no hospital de campanha a partir desta terça — os atendimentos de Covid-19 permanecem na UPA da Vila Xavier, como ocorreu em toda a pandemia, 24 horas por dia.



Alerta aos Sintomas

 

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

Vale lembrar que a UPA Central também realiza o atendimento de casos suspeitos de dengue 24 horas por dia. A partir de terça-feira, no período em que o hospital de campanha estiver fechado (entre 19h e 7h), os pacientes devem procurar a UPA Central.

 

Mais uma vez, a Secretaria de Saúde e a Fungota estão agindo muito rápido e, da mesma forma que estamos derrotando a pandemia de Covid-19, queremos derrotar também a dengue. Vamos enfrentar e vamos derrotar”, disse o prefeito Edinho Silva.

 

Edinho ainda pediu o apoio da população na prevenção dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

 

80% dos criadouros estão dentro das casas habitadas, segundo a Vigilância Epidemiológica. Olhe na sua casa, nos quintais. Qualquer tampinha pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti. Precisamos do seu apoio. Faça sua parte e nós vamos fazer a nossa. Infelizmente, nesta semana tivemos dois óbitos por dengue em Araraquara. Precisamos vencer o mosquito e combater todos os criadouros. Da mesma forma que a cidade derrotou a pandemia, vamos também derrotar a dengue”, complementou Edinho.

 

Prevenção

 

Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas (21.000 kg) de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa.

 

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.

 

Segundo a Vigilância, o ano de 2022 (até o início de março) registra 562 casos confirmados de dengue. O índice deste ano está muito aquém do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia. Naquela oportunidade, 23.134 casos foram registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março. Porém, o índice deste ano está acima do registrado no ano todo de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90