Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

Saúde

Retirada de varizes pode ser feita em consultório e sem necessidade de cirurgia

Especialista explica a importância da avaliação individual e alerta para os riscos e contraindicações de cada tratamento

-|· 2 min de leitura
Retirada de varizes pode ser feita em consultório e sem necessidade de cirurgia
Foto Ilustrativa/ Canva




As varizes são um problema que afeta consideravelmente o público feminino, comprometendo a estética das pernas e sinalizando possíveis problemas circulatórios que invariavelmente evoluem para doenças mais graves, como a trombose.

 

O cirurgião vascular Jorge Augusto Zbeidi [CRM 134.184 RQE 50.649] sinaliza que, nesses casos, o público feminino pode procurar ajuda especializada a fim de realizar o tratamento de forma escalonada, aplicados diretamente em consultório, sem necessidade de internação.

 

“Apesar de haver a opção cirúrgica, atualmente, as mulheres contam com métodos que não demandam necessidade de internação hospitalar. Porém, mesmo essas soluções requerem uma avaliação física individualizada, além de testes de realidade aumentada e ultrassom doppler, para que se tenha um panorama do problema antes de montarmos um planejamento do caso”, explica Zbeidi.
 


Entre os tratamentos mais aplicados em consultório estão aqueles que utilizam laser, que age convertendo a energia luminosa em energia térmica, aquecendo e destruindo a parede do vaso sanguíneo, que melhora a aparência da pele com varizes. “Este método dura em torno de 20 a 30 minutos por sessão”, diz Dr. Jorge.



Já as escleroterapias são técnicas onde o especialista aplica substâncias, como espuma ou glicose, ou mesmo laser, diretamente nos vasos, favorecendo a melhoria da circulação sanguínea e trabalhando para a eliminação das varizes ou vasinhos. “Nessa opção, a veia tratada podem levar algumas semanas para desaparecer.”


Zbeidi ainda alerta que, assim como quaisquer outros tratamentos realizados na área médica, os procedimentos utilizados para retiradas de varizes e vasinhos também possuem riscos e contraindicações.
Zbeidi ainda alerta que, assim como quaisquer outros tratamentos realizados na área médica, os procedimentos utilizados para retiradas de varizes e vasinhos também possuem riscos e contraindicações.

“O mais importante é seguir a orientação médica e entender que alguns grupos, como de mulheres grávidas, precisam evitar determinados métodos. Cabe sempre ao especialista apontar o momento adequado do tratamento e saber conduzir as complicações que possam ocorrer.”


Diante desse cenário, os procedimentos citados anteriormente apresentam retorno adiantado as atividades diárias; a realização do procedimento em consultório (sem necessidade de internação hospitalar); e a menor agressividade.
 

“Lembrando que, de forma geral, não existe nenhuma espécie de melhor tratamento para pacientes que lidam com as desvantagens das varizes, mas sim a técnica mais adequada para resolver o problema específico de cada paciente”, avalia Dr. Jorge.



Com formação acadêmica na Faculdade de Medicina de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), o Dr. Jorge Augusto Zbeidi CRM 134.184 rqe 50.649 também possui especialização em cirurgia vascular pela mesma instituição, além de Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Atualmente realiza seus atendimentos no Edifício Victória Business - Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207 - Sala 1806 - Jardim dos Manacas - Araraquara/SP.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora