Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/03/2023 às 11h37min - Atualizada em 22/03/2023 às 11h37min

Programa 'Estórias e Histórias do Interior' lança novo episódio: 'Laranja'; confira

Ação é realizada pelos blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, de Araraquara

Divulgação

O programa “Estórias e Histórias do Interior”, produzido pelos blocos de carnaval Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, de Araraquara, esta semana lança mais um episódio: “Laranja”.

 

Premiado pelo Proac da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o programa pode ser acompanhado gratuitamente pelas redes sociais do Petit PhUÁ: Instagram, Facebook, Tik Tok e YouTube, toda sexta-feira, semanalmente.


Neste quinto episódio o tema abordado é “Laranja”. A fruta, das mais conhecidas e cultivadas no mundo, chega ao episódio com referências de música, poesia, culinária, história e economia.


Da produção e do autossustento na área rural, para o comércio por quilo nas quitandas e mercado a exportação “de milhões”, a laranja sempre foi das frutas preferidas pelos brasileiros – seja pela Vitamina C, seja pelo gostinho cítrico - e “Estórias e Histórias do Interior” reúne informações variadas e curiosas para os internautas, como num bom almanaque, só que com imagens e a apresentação de Weber Fonseca - produtor do bloco Petit PhUÁ.


O projeto “Estórias e Histórias do Interior” aborda temas que contam características do modo de vida do interior, da chamada cultura caipira que, de alguma forma, define nossa identidade. Os vídeos a princípio versam sobre Araraquara.
 

 

“A chave deste projeto é que justamente ao falarmos de Araraquara, onde estão sediados nossos blocos,estamos falando de uma identidade comum a tantas cidades de interior, como por exemplo, os topônimos indígenas, as festas de Santos, festa populares, as praças e os mercados públicos, bem como os ciclos agrícolas que definiram nossa economia e nossa constituição social”, explica Weber.






Vale lembrar que os vídeos atendem à memória dos mais velhos bem como apresentam um novo olhar sobre o patrimônio cultural do lugar que vivemos para crianças e jovens.


Vale destacar que já estão on-line os episódios: Interior, Rio Mogi e Rio Jacaré, Cana-de-açúcar e Café. Depois de “Laranja”, ainda serão exibidos até maio: Praças, Mercados, Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa dos Machados, Hortas, Migrações e Cemitérios.


Os canais do Petit PhUÁ são: facebook.com/petitphua/ , instagram.com/petitphua_bloco/ e youtube.com/@PetitPhuaBloco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90