07/05/2021 às 10h44min - Atualizada em 10/05/2021 às 13h19min

Benefícios de incentivar os seus filhos a fazer esportes

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI


Fazer com que seu filho desenvolva uma boa saúde, boa memória, disciplina, inteligência e autoestima não é um sonho e pode ser muito possível.

O que pode impulsionar o seu filho são os esportes. É isso mesmo! Foi comprovado que crianças que praticam mais esportes e atividades físicas regularmente podem ficar longe de problemas como obesidade e ficar longe das drogas.

Além disso, a criança desenvolve mais inteligência e melhora a memória, já que a parte responsável do cérebro é estimulada através do aprendizado.

Fora que, a convivência com outras crianças faz com que a timidez seja perdida, ganhando cada vez mais autoconfiança.

A criança passa a entender também que existem ganhos e perdas na vida, fazendo com que fiquem menos egoístas e mais perseverantes.

O esporte é um ótimo aliado dentro da educação dos filhos. Além de trazer disciplina e prazer à criança, faz com que seu tempo seja aproveitado da melhor forma possível.

Conheça este blog e veja quais os principais benefícios dessa prática. Confira outras dicas a seguir:

5 razões para deixar a criança praticar esportes

1 - Deixa a criança mais colaboradora e menos individualista
2 - Estimula a criança a ser responsável e seguir regras
3 - Ajuda na questão de agir com impulsividade e controla o excesso de energia
4 - Aumenta o respeito pelo próximo
5 - Ajuda o crescimento físico.
 

Dê uma chance de escolha

A criança deve sim se dedicar à atividade que ela mais gosta e tem mais facilidade e aptidão. Você não deve pressionar seu filho a fazer um esporte que você gosta ou que você sempre quis fazer.

A criança precisa ter autonomia ao escolher a atividade física que ela quer fazer, dessa maneira, todos os pontos citados acima serão seguidos. Quando a criança faz algo obrigada, traumas podem surgir e refletir na vida toda dela.

Praticando esportes seu filho consegue aprender a viver

A partir da prática de esportes, seu filho começa a aprender algumas questões muito importantes para toda a sua vida. Colocar em prática a solidariedade e respeitar os limites e as regras de convivência são exemplos de alguns deles.

Além disso, quando existe uma prática de esportes, a saúde da criança passa a ser melhor, trazendo todo um equilíbrio emocional e não deixando espaço para o uso de drogas, por exemplo, e nem para a obesidade.

8 maneiras de incentivar seu filho a praticar esportes

1 - Pratique esportes junto com seu filho

Seja na praça, no quintal ou no campo, seja um vôlei, futebol ou natação. Qualquer esporte é válido. Além de praticar juntos, você consegue estreitar os laços do relacionamento entre pai e filho, melhorando o diálogo e a convivência.

2 - Não pressione seu filho, e nem insulte ele

Não faça ele se sentir mal ao errar alguma jogada dentro do esporte que está praticando. Lembre-se que ele está aprendendo, essa pressão pode trazer um sentimento de aversão nele.

3 - Mostre os benefícios da prática de esportes

Ao invés de retrair seu filho quando ele não quer participar de algum grupo de esportes ou fazer alguma atividade física, mostre a ele os benefícios dessa prática. Algumas crianças em determinadas idades passam a se preocupar com a aparência e com a saúde física. Se você pontuar todos os benefícios da prática, isso vai despertar interesse neles.
 

4 - Visite centros de esportes e recreação

Mostre ao seu filho o leque de oportunidades e os diferentes esportes que existem e deixe que ele escolha o que realmente quer.

5 - Converse abertamente com ele sobre os diferentes esportes

Deixe que ele expresse o que sentiu e quais suas impressões. Veja com qual esporte ele se identificou e escute-o.

6 - Converse com os pais dos amigos de seus filhos

Veja se as crianças também praticam esportes e mostre aos seus filhos que os amigos deles também praticam. Isso pode despertar interesse, fazendo com que eles queiram se juntar aos amigos para praticarem juntos.

7 - Pontue as vantagens de praticar esportes como atividades extracurriculares

As crianças podem se destacar entre os demais, fazendo com que ganhem bolsas e descontos em diversos locais de estudo através da prática de esportes.

8 - Fale sobre suas experiências com o esporte para o seu filho

Mostre o quanto foi bom para você e o quanto você se sentia bem fazendo isso. Ele com certeza ficará interessado.

É muito importante incentivar seu filho a praticar esportes. Além disso, mostre a ele os benefícios dessa prática e quais os pontos positivos e negativos dela. Com certeza a saúde do seu filho irá melhorar, além do desenvolvimento dele.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »