Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/10/2021 às 11h49min - Atualizada em 25/10/2021 às 11h49min

Terreno virou “lixão”, no Selmi Dei

Restos de entulhos, animais mortos e lixo de restaurante. Moradores pedem socorro

Direto da Redação

Eu tô pedindo socorro”. Este é o desabafo da autônoma Érika de Fátima Fonseca, de 42 anos. Ela é moradora do Jardim Semi Dei há 20 anos. A rua 50, onde ela e a família moram, fica próximo a um “lixão a céu aberto”. Os moradores não aguentam mais a situação.

 

O terreno fica próximo a caixa d’água do setor cinco do Semi Dei. É ao lado da estrada de terra, que liga Araraquara a Américo Brasiliense. Passando pela extensão da estrada, onde o acesso nasce no fim da Avenida Sebastião Gonçalves Ferreira, é possível ver muitos restos de entulho, lixo de todo o tipo e o pior: todos os dias é ateado fogo no local.

 

Além de jogar restos de lixo, as pessoas estão ateando fogo neste lixo. A gente não aguenta mais o cheiro de fio queimado, de todo tipo de coisa queimada. A gente está sofrendo muito. O lugar se transformou em um lixão”, relata Érika. “Estamos esquecidos no meio do lixão. Assim que eu me sinto, infelizmente”, desabafa.

 

Segundo a moradora, o lixão se formou a cerca de um ano, porém no último mês, pessoas desconhecidas estão ateando fogo no lixo, o que piora a situação.

 

Todo tipo de lixo é encontrado nesse local. Tem entulho, animais mortos, roupas, lixo de restaurante, é uma judiação”, explica.

 



É uma situação muito triste. Muito lixo e um cheiro horrível de queimada. Eu moro aqui há 20 anos eu nunca vi algo tão preocupante. Muita gente vai lá e joga o lixo, sendo que tem um bolsão pertinho da gente”.

 

A gente fica abismado. A gente precisa de uma solução. Respirar está difícil”, finaliza a moradora.


 

Prefeitura limpa, população volta a jogar lixo

 

Em nota a prefeitura disse que as equipes da força-tarefa de combate à dengue realizou uma ação de limpeza do terreno mencionado, no último dia 26 de junho, com a retirada de aproximadamente 59 toneladas de inservíveis e de lixo.


“Neste sábado (30), a força-tarefa estará de volta àquela região do Valle Verde/Selmi Dei 5, com pessoal e maquinários, para outra ação de limpeza e retirada de entulhos, visando, mais uma vez, o combate aos criadouros do Aedes aegypti”, diz a nota.


Ainda de acordo com a Prefeitura, as equipes estão empenhadas neste trabalho, mas nenhum esforço será suficiente se não houver participação da população. A coleta de lixo no município é diária e os bolsões de entulho estão espalhados em pontos estratégicos para atender a demanda da cidade.

 

A Prefeitura também conta com os veículos de comunicação para contribuir com esta sensibilização social. O descarte incorreto de lixo causa prejuízos enormes à saúde de todos e ao meio ambiente”, finalizou a nota da Prefeitura.




Veja fotos do local:
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90