Em rápida conversa com o portal Araraquara Agora o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), comemorou a decisão do governador João Dória de inserir Araraquara na Fase 3 do programa “quarentena inteligente”, que prevê a reabertura gradual da economia, parada desde 24 de março quando começaram a valer as medidas de restrição com o objetivo de conter o avanço do coronavírus. "Grande vitória da nossa cidade. Nossa estatura fez diferença", comemorou o prefeito.
Araraquara está na lista de cidades que poderão aderir ao programa que tem 5 fases. A um é considerada a mais crítica e a Morada do Sol foi enquadrada na posição 3, considerada intermediária, mais ainda em estágio de atenção. Só hoje a cidade confirmou mais 16 casos e soma agora 219. Quatro pessoas já morreram.
Nessa fase não são permitidas as atividades que concentram aglomeração como academias, teatros, cinemas e eventos de maneira geral.
A partir de agora a análise dos municípios e as fases que estão serão monitoradas a partir de uma série de critérios. O município pode progredir e ampliar a flexibilização ou retroceder e ter que voltar a endurecer as medidas de isolamento social. Será sempre levada em consideração a capacidade de atendimento e oferta de leitos das Diretorias Regionais de Saúde.
O Plano São Paulo mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social em todas as atividades
Além de região de Araraquara, que inclui São Carlos, ficaram na Fase 3 as regiões de Presidente Prudente e Bauru.
São Paulo, região metropolitana, Baixada Santista e Registro permanecem na Fase 1, considerada a mais severa com abertura apenas dos serviços essenciais.
As outras regiões estão na chamada Fase 2, também de maior controle e restrições.