Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/02/2022 às 12h18min - Atualizada em 16/02/2022 às 12h18min

Quase 200 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas em Araraquara ontem (15)

Moradores estão indignados com a falta da coleta

O número impressiona: 190 toneladas de lixo domiciliar deixaram de ser coletadas na cidade nesta terça-feira, dia 15, em Araraquara. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura.

 

Segundo a nota de divulgação, o impasse gerado entre a categoria profissional dos coletores de lixo e a decisão judicial que impõe um novo modelo de coleta de resíduos no município, resultaram na falta da coleta em diversos bairros.


A situação é preocupante e começa a colocar em risco a saúde pública”, diz a nota.

 

Moradores estão indignados com a falta da coleta. Diversos sacos de lixos são vistos em frente às residências e transbordam em algumas lixeiras ( foto).

 

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura, o município espera a audiência entre o sindicato da categoria e o Ministério Público do Trabalho, para que uma solução seja construída e a limpeza pública retome à normalidade.

 

Esse período é crítico, já que o acúmulo de lixo e as chuvas podem proporcionar as condições para a propagação da dengue, além de outras doenças oriundas da precarização das condições sanitárias”.

 

Audiência

 

Vale lembrar que o Ministério Público do Trabalho se reune nesta quinta-feira (17), com o Sindicato da categoria dos trabalhadores de limpeza urbana de Araraquara e Região para debater a situação da coleta de lixo na Morada do Sol.

De acordo com o MPT, a audiência pública com o Daae não foi aceita porque no mesmo dia em que foi feito o pedido havia o peticiamento dos representantes da categoria.


Segundo o MPT,"o Daae não é parte legítima na representação dos trabalhadores" e por isso a Autarquia Municipal não foi intimada da audiência que será realizada. Ainda conforme informado, a audiência proposta pelo Daae tinha o mesmo objetivo do encontro que acontecerá na quinta-feira.

O MPT também não descartou o diálogo com o Daae.

 

"Caso os representantes do Daae queiram dialogar com o MPT para tratar de assuntos atinentes ao cumprimento da decisão judicial imposta pela Justiça do Trabalho, poderá fazê-lo por meio do peticionamento eletrônico nos autos", disse o órgão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90