Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/03/2022 às 09h31min - Atualizada em 04/03/2022 às 09h31min

Obesidade pode ser fator de risco para a boa saúde do coração

Cardiologista destaca os problemas ocasionados pela doença e a importância de um estilo de vida saudável

Canva/ Ilustração

O Dia Mundial da Obesidade, que excepcionalmente em 2022 acontece nesta sexta-feira, 4 de março, destaca a importância de hábitos saudáveis e que diminuam possíveis riscos ocasionados pela doença. Segundo o cardiologista Yuri Brasil, a data também traz um debate sobre como o quadro de obesidade pode afetar a boa saúde do coração.


Um estudo de pesquisadores franceses mostrou que adultos com obesidade, mas sem problemas metabólicos, não apresentaram maior risco de infarto, AVC (acidente vascular cerebral), ou morte cardiovascular do que adultos metabolicamente saudáveis e sem obesidade, porém, possuem um risco aumentado de desenvolver problemas como insuficiência ou arritmia cardíaca.


“Assim, embora possamos atestar que a obesidade cause uma interferência na boa saúde do coração, perder peso não deve ser a única medida de proteção contra problemas cardíacos. Focar na saúde de maneira geral deve ser o foco de todas as pessoas, com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos”, explica Yuri.


O especialista ainda reforça que a data também serve como lembrete de que a obesidade não deve ser vista como uma responsabilidade individual, mas sim como um problema de saúde. “Pois se trata de uma condição desenvolvida em razão de uma genética favorável, somada a fatores sociais, econômicos, ambientais, psicológicos, etc.”


Dessa forma, a melhor maneira de lidar com as consequências da obesidade é buscando um tratamento multidisciplinar com profissionais adequados.

 

No caso de alterações no funcionamento do coração, um cardiologista saberá como controlar o problema e poderá conduzir o paciente para uma vida saudável e longe dos riscos ocasionados pela doença”, diz Yuri.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90