Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/03/2022 às 21h35min - Atualizada em 11/03/2022 às 21h35min

Após primeira morte do ano, Prefeitura convoca a população para a eliminação de criadouros de dengue

Segundo a Saúde, 80% estão em casas habitadas

Foto: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde convocou a população, nesta sexta-feira (11), para eliminar os criadouro da dengue em Araraquara.

 

A cidade registrou o primeiro óbito em decorrência da doença, uma idosa de 68 anos, moradora do Jardim Imperador. De acordo com o histórico de atendimento, ela começou a sentir os primeiros sintomas no dia 4 de março e procurou atendimento médico na UPA Valle Verde no dia 7, data em que foi feita a coleta do exame.

 

Por conta dos sintomas e das comorbidades apresentados pela idosa – diabetes e hipertensão – ela foi imediatamente encaminhada da UPA para internação no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab). No dia 10, o exame confirmou o diagnóstico no período da manhã. Por volta das 12 horas, seu quadro de saúde se agravou e ela veio a óbito.

 

A Prefeitura lamentou o ocorrido e enfatizou que mantém todos os seus esforços no combate à dengue. Somente em fevereiro, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas de materiais inservíveis nas residências visitadas.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, os agentes continuaram atuando, mesmo com dificuldades nas visitas às residências, devido à recusa das pessoas para que os agentes vistoriem as casas.

 

É justamente nos imóveis habitados onde estão sendo encontrados os criadouros do mosquito; 80% dos criadouros com larvas do Aedes aegypti são encontrados em residências com moradores e apenas 20% estão em casas fechadas ou abandonadas”, diz a divulgação.

 

Em média, os agentes da Vigilância Epidemiológica e os agentes comunitários de saúde (do Programa de Saúde da Família) visitam 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90