Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/03/2022 às 09h43min - Atualizada em 14/03/2022 às 09h43min

Outono aumenta o risco de doenças respiratórias

neumologista Dr. Flávio Arbex explica a relação e dá dicas de prevenção contra esses problemas

Canva/ Ilustração


Com início em 20 de março, o outono é uma estação do ano com temperaturas mais amenas e diminuição de chuvas, o que consequentemente resulta em um tempo mais frio e seco.

 

Segundo o pneumologista Flávio Arbex, o período também merece atenção, pois proporciona um aumento na transmissão de vírus respiratórios ou até mesmo a piora de doenças crônicas, como asma e bronquite.


Além da covid-19, que pode se espalhar mais facilmente nas épocas em que as pessoas se mantém confinadas em espaços fechados devido ao frio, Arbex alerta para as doenças mais associadas ao tempo seco, quando as queimadas são mais frequentes.

O que pode agravar não só os quadros virais, mas também de rinite e sinusite e exacerbar doenças como asma e pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o enfisema.”


Diante desse cenário, o especialista orienta que uma das melhores formas de evitar esses problemas é tentar se manter afastado das áreas que apresentem queimadas e que se abstenham do contato com pessoas que tiverem sintomas respiratórios.

 

Especialmente as crianças, idosos, gestantes e pacientes imunossuprimidos, que são um grupo de risco para as doenças mais comuns desse período sazonal.”


Outro modo de se prevenir contra as doenças da estação é a imunização contra doenças vacináveis, como gripe e a pneumonia.

 

A adoção de uma cultura advinda de países orientais, como o uso de máscaras e evitar ambientes com outras pessoas quando se estiver adoecido, também são atitudes válidas, pois apesar de alguns vírus não afetarem tanto alguns indivíduos podem ser fatais para os grupos de risco”, diz o pneumologista.


Lembrando que os agasalhos, cobertores e demais roupas características de temperaturas mais frias costumam estar guardadas há muito tempo antes do uso no outono, portanto uma boa lavagem é essencial antes de usá-las, já que a poeira dos armários também pode acarretar doenças respiratórias.

 

Deixar uma toalha úmida na janela, bacia com água ou umificador no quarto durante a noite também são dicas úteis contra o tempo seco e a poeira.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90