Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/03/2022 às 07h06min - Atualizada em 15/03/2022 às 07h06min

Hospital de Campanha: Centro de Atendimento de Dengue é aberto nesta terça-feira (15)

Saiba como serão os atendimentos e os horários

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

A partir desta terça-feira (15), o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) vai passar a atender casos suspeitos de dengue.

 

O local vai oferecer consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

 

Nós estamos agindo rápido e organizando a assistência médica, de acordo com as demandas. E a demanda por atendimento de suspeitos de dengue está alta, portanto as pessoas que estiverem com sintomas de dengue devem buscar atendimento no nosso Hospital da Solidariedade”, explica Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

 


Como ficam os atendimentos Covid?

 

Segundo a Prefeitura, a testagem para coronavírus deixará de ser feita no hospital de campanha a partir desta terça-feira (15) — os atendimentos de Covid-19 serão concentrados na UPA da Vila Xavier, como ocorreu em toda a pandemia, 24 horas por dia, além do atendimento pediátrico na UPA Central. "Os atendimentos de Covid estarão centralizados novamente na UPA da Vila Xavier”, explica Eliana.

 

Sintomas de dengue, no hospital de campanha, e sintomas de Covid, UPA da Vila Xavier, além do atendimento pediátrico, na UPA Central”, reforça.

 

 

Sintomas e tratamento de dengue

 

Ainda de acordo com Eliana, os sintomas clássicos da dengue são febre, dor no corpo e dor de cabeça localizada na área dos olhos, podendo ocorrer também manchas pelo corpo. A partir dos primeiros sintomas, mesmo antes do diagnóstico clínico por meio de hemograma, já se inicia a hidratação. Nos casos mais graves, que requerem internação, pode ocorrer distúrbios de coagulação, com sangramentos.

 

E o diagnóstico da doença é clínico. As pessoas nos pedem teste para dengue, porque isso é feito nos casos suspeitos de Covid, mas o diagnóstico é diferente. Não existe teste para dengue. O diagnóstico é feito pelo médico, através de sintomas e de hemograma para avaliação das plaquetas do paciente. Se coleta a sorologia a partir do sexto dia de sintomas, mas o tratamento já é iniciado, de acordo com os sintomas. Por isso, nos primeiros sintomas, é importante buscar o atendimento médico”, reafirma.

 

No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

A secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que é fundamental o apoio da população na prevenção dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas habitadas, segundo a Vigilância Epidemiológica. “É preciso manter os quintais limpo, porque qualquer água parada pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti. Precisamos do apoio de todos para vencer mais essa batalha”, concluiu.

 

O Centro de Atendimento de Dengue funcionará no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90