Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/06/2020 às 18h22min - Atualizada em 05/06/2020 às 18h22min

Cardeal de Matão toma posse como arcebispo de Salvador e primaz do Brasil

Por Willian Oliveira

O cardeal matonense Sérgio da Rocha toma posse às 19h desta sexta-feira (5) como arcebispo de Salvador, na Bahia, e primaz do Brasil. Ele assume as funções de Dom Murilo Krieger, que se aposentou.

A celebração será para pouquíssimos convidados devido a pandemia do novo coronavírus, e acontecerá na Catedral Basílica de Salvador, no Largo do Terreiro de Jesus, na região do Pelourinho. Tudo será transmitido pela internet, nas redes sociais da igreja.

A renúncia de Dom Murilo Krieger foi aceita pelo Papa Francisco em março e a nomeação Sérgio da Rocha, pelo próprio pontífice, saiu logo depois.

Primaz do Brasil

Primaz do Brasil é um título dado ao Arcebispo de São Salvador da Bahia já que a Diocese é a mais antiga do país.O título existe desde16 de novembro de 1676, quando o Papa Inocêncio XI, elevou à arquidiocese a essa posição.

 A história do Cardeal

Filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronesi, Dom Sérgio da Rocha nasceu em 21 de outubro de 1959na Fazenda Santo Antônio do município de Dobrada, que na época de seu nascimento era distrito de Matão.

Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em 14 de dezembro de 1984.

Cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.

Ele é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Arcebispo de Brasília

Em 15 de junho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo metropolitano de Brasília. Sua posse aconteceu em 6 de agosto de 2011 em missa solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Presidente da CNBB

No dia 20 de abril de 2015 foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90