Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/03/2022 às 11h24min - Atualizada em 22/03/2022 às 11h24min

Matão: Polícia Federal realiza operação de lavagem de dinheiro em venda de título de capitalização

Operação "Venerália" atua em outros estados brasileiros

Direto da Redação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal realiza a Operação“Venerália”, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro na venda de títulos de capitalização. São cumpridos, nesta terça-feira (22), 18 mandados de busca e apreensão. Entre as cidades está Matão, além de São Paulo e Presidente Prudente.

 

No estado de Minas gerais,  a operação ocorreu em Belo Horizonte e Varginha. Os mandados também são cumpridos em outros estados, como Santa Catarina e Pernambuco.

 

As investigações identificaram que o grupo criminoso que manejava o esquema tinha bases operacionais em mais de um estado da federação e teria lavado cerca de R$ 12 milhões.


Três frentes foram apuradas:

 

  • Lavagem de valores obtidos com a venda das cartelas, por meio de omissão da real quantidade efetivamente comercializada;
  • Fraude nos sorteios das cartelas numeradas;
  • Suposto desvio do quinhão que deveria, por força de lei, ser creditado à entidade beneficente ou de utilidade pública.




As investigações têm como alvos empresários e ganhadores de prêmios de 2015 e 2016, alguns deles da ordem de R$ 300 mil.

 

Os investigados responderão por crimes de lavagem de bens e valores, associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de prisão.


O nome da operação é uma alusão ao festival dedicado à deusa Vênus, que ocorria no dia 1º de abril de cada ano (no
calendário gregoriano, dia da mentira), em face à fraude nos sorteios, também objeto da investigação.


O Portal Araraquara Agora acompanha a operação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90