Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/03/2022 às 08h33min - Atualizada em 28/03/2022 às 08h33min

Aumento de atendimentos faz Saúde estender horário no Hospital de Campanha

Confira o que muda partir desta segunda-feira (28). Drones começam atuar na identificação de focos

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

O Centro de Atendimento de Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), passa a atender das 7 às 21 horas, a partir desta segunda-feira (28).

 

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, que está reorganizando o horário, é atender com mais eficiência a demanda de pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, oferecendo consultas, exames e, quando necessário, reidratação.

 

Nós reorganizamos o atendimento na assistência de acordo com a demanda, que está grande, inclusive nas UPAs que também atendem suspeitos de dengue, além das outras patologias. E é um atendimento que requer mais tempo na consulta, porque o diagnóstico da dengue é clínico; em alguns casos, o paciente também precisa ficar um tempo na reidratação. Ampliando o horário no Centro de Atendimento do hospital de campanha, vamos atender melhor e um volume maior de pacientes”, afirma Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

 

Na última semana, o Centro de Atendimento de Dengue registrou uma média de 300 atendimentos diários.

 

Ainda segundo Eliana, é importante as pessoas ficarem atentas aos sintomas da dengue, que são:

 

  • Febre;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça localizada na área dos olhos, podendo ocorrer também manchas vermelhas pelo corpo.

 

Nos casos mais graves, que requerem internação, pode ocorrer distúrbios de coagulação, com sangramentos.

 

É feita a coleta da sorologia a partir do sexto dia de sintomas, mas o tratamento já é iniciado ns primeiros sintomas, de acordo com a avaliação do médico. Por isso, é importante buscar atendimento”, reafirma ela.

 

No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

Locais de Atendimento

 

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados.

 

E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAS, 24 horas.

 

Inclusive a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da doença, retomou no último sábado (26) o atendimento de outras patologias. Ou seja, a unidade que funciona 24 horas, continua sendo referência para Covid-19, mas volta a atender as demandas de outras patologias, inclusive dengue.

 

Drones

 

Nesta segunda-feira (28) também será realizada uma ação com a utilização de um drone na busca por focos da dengue no Centro.

 

A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e da Gerência de Controle de Vetores, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

 

Com o equipamento, serão observados imóveis onde não foi possível adentrar ou focos de difícil acesso. Posteriormente à vistoria com drone será feita a vistoria em terra com os agentes de endemia e os fiscais da dengue.


Mais de 1,5 mil casos


O balanço divulgado pela Vigilância na última sexta-feira, 25 de março, aponta que Araraquara atingiu a marca de 1.572 casos confirmados de dengue em 2022. Foram 138 casos em janeiro, 636 casos em fevereiro e 798 em março.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90