Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/03/2022 às 13h36min - Atualizada em 28/03/2022 às 13h36min

Araraquara confirma mais duas mortes por dengue; já são seis vítimas no ano

Homem de 40 anos e mulher de 85 anos são as vítimas mais recentes

Araraquara confirmou nesta segunda-feira (28) mais duas mortes causadas pela dengue. No total são seis óbitos pela doença neste ano e quase dois mil casos confirmados. 

Sobre as novas vítimas da dengue em Araraquara, um deles é um homem de 40 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade hospitalar da rede privada com sintomas de dengue, fez exame e foi internado após avaliação clínica. Ele faleceu no dia 25 de março.

O outro óbito é de uma mulher de 85 anos, com comorbidades, que também foi internada com sintomas de dengue em hospital da rede privada e faleceu no dia 26 de março.

"O balanço divulgado pela Vigilância nesta segunda-feira (28), aponta que Araraquara atingiu a marca de 1.721 casos confirmados de dengue em 2022. Foram 138 casos em janeiro, 636 casos em fevereiro e 947 em março. O total deste ano ainda está muito abaixo do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia (com 23.134 casos registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março), porém o índice de 2022 já está acima do registrado no ano todo de 2021", diz a prefeitura. 

 

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

 

"O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e as UPAS, 24 horas. Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da doença, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue", informa a prefeitura de Araraquara. 

Dengue preocupa a Secretaria de Saúde 

 

Diante do aumento da demanda de pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atendimento de Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), já está atendendo em horário estendido a partir de hoje, segunda-feira, dia 28 de março. O atendimento passa a ser feito das 7 às 21 horas.

 

O objetivo é reorganizar e agilizar o serviço, que oferece consultas, exames e, quando necessário, reidratação. Hoje, o Centro está atendendo uma média de 300 pessoas por dia. "A demanda está grande e preocupante e nós estamos trabalhando muito para atender com qualidade, inclusive nas UPAs que também atendem suspeitos de dengue, além das outras patologias", afirma Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.  "Mas é um momento crítico e toda a população precisa continuar colaborando nesse combate. Os agentes estão trabalhando muito nos bloqueios e observando problemas graves nos quintais. As ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti continuam, com bloqueios, visitas domiciliares, nebulização e fumacê, mas é fundamental o apoio da população, porque muitos criadouros com larvas do mosquito estão nos quintais das casas habitadas", enfatiza.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90