Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/03/2022 às 22h06min - Atualizada em 29/03/2022 às 22h06min

Servidores de Araraquara fazem assembleia e pedem reajuste salarial de 17,38%

Categoria protocolou pauta da data-base de 2022 em janeiro e até agora não obteve resposta

Willian Oliveira

Centenas de servidores municipais se reuniram na noite desta terça-feira (29) em assembleia para cobrar do prefeito Edinho Silva (PT) um posicionamento em relação a pauta de reivindicações da categoria. A principal delas é o aumento salarial de 17,38% (veja a pauta abaixo).

A data-base é maio, no limite do período permitido para aumentos em ano eleitoral e por isso o sindicato se antecipou e protocolou as reivindicações em janeiro, mas até agora, a Prefeitura preferiu o silêncio.

 A assembleia foi em frente à sede do Poder Executivo, mas antes os servidores fizeram uma manifestação em frente à Câmara. Os vereadores estavam reunidos para a sessão semanal e alguns até desceram para ouvir as reivindicações.

No Paço Municipal os trabalhadores e líderes sindicais discursaram. A categoria argumenta que está sem reajuste há 3 anos, as contas do município estão melhores com aumento de receita e projeção de crescimento o que seria suficiente não só para repor a inflação referente ao ano passado, como também para compensar algumas perdas registradas nos anos anteriores.

Estado de greve

Os servidores votaram e aprovaram durante a assembleia o chamado estado de greve. Isso garante a categoria o direito de paralisar suas atividades, 72 horas depois do município ser comunicado.

Os servidores também aprovaram a realização de um panelaço e passeata no sábado. O ato está marcado para às 9h, na Praça de Santa Cruz. 

Se o município não se manifestar e iniciar uma negociação, uma paralisação já fica marcada para o dia 5 de abril, uma terça-feira.

O que diz a Prefeitura

O município se manifestou dizendo que respeita a mobilização dos trabalhadores e afirma que as negociações com os servidores começam em abril, já que a data-base é maio. O município afirmou ainda que protocolou no Sismar nesta terça-feira (29) um pedido de reunião para esta quarta-feira (30), com o objetivo de iniciar o diálogo com os servidores.

Veja a pauta:

01) Revisão Geral Anual da inflação acumulada até a data base/2022 (maio/2019 a abril/2022), de acordo com o índice a ser apurado pelo IPCA (janeiro de 2022 17,38%); 

02) Reconhecendo as perdas salariais do funcionalismo, acumuladas de maio/2015 a janeiro/2022 (30,72%), seja instituída pela Administração uma política de reposição de perdas salariais; 

03) Reajuste de 14% de ganhos reais nos vencimentos de todos os segmentos da categoria, como forma de valorizar os servidores de carreira e motivar a categoria em busca de melhorias na prestação de serviços; 

04) Majoração do Vale-Alimentação para R$ 840,00, em favor de todos os serviços públicos, da Administração direta e indireta; 

05) Majoração do Prêmio Assiduidade para R$ 200,00 mensais para todos os servidores; 

06) Instituição do "abono natalino" no Vale-Alimentação, a ser pago até 20 de dezembro de cada ano, no valor de 100% do valor do benefício (13° Vale-Alimentação), por meio de lei municipal; 

07) Incorporação ao Vale alimentação do prêmio de 120,00.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90