Araraquara Agora Publicidade 728x90
31/03/2022 às 11h20min - Atualizada em 31/03/2022 às 11h20min

Missão da Universidade durante a pandemia é tema de palestra na UNESP de Araraquara

Ciclo de palestras visa apresentar os desafios da Universidade durante os últimos dois anos

Direto da Redação
Ilustração

O Departamento de Análises Clínicas e Núcleo de Atendimento à Comunidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara realiza o primeiro ciclo de palestras em saúde com o tema “Integração Políticas Públicas de Saúde e a missão da Universidade na pandemia de COVID-19”.

 

O evento presencial será na próxima terça-feira (05) das 8 às 12horas, no anfiteatro 109, do Departamento de Fármacos e Medicamentos, da Faculdade. O palestrante será o Prof. Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

 

O Professor Carlos Magno participou ativamente de ações durante a pandemia da COVID-19, tendo desenvolvido pesquisa envolvendo modelos de simulação computacional, geografia da saúde e análises de séries temporais para estudar o comportamento epidemiológico do SARS-Cov-2, bem como, coordena até o presente momento a análise de efetividade da vacina AztraZeneca/Fiocruz.

 

Mesa Redonda

 

Ao final da palestra haverá uma mesa redonda com o Diretor da Regional de Saúde de Araraquara (DRSIII), Dr. Jeferson Yashuda, a Secretária do Município de Araraquara, Dra. Eliana Mori Honain e o responsável pela execução dos exames de detecção molecular do coronavírus, o Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa, do Departamento de Análises Clínicas desta Faculdade.

 

Na oportunidade a mesa redonda apresentará à plateia as estratégias e ações conjuntas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF por meio do Departamento de Análises Clínicas e a Secretaria de Saúde para o rastreamento e controle durante a pandemia no município de Araraquara.

 

O evento é promovido pelo pela FCFAr, do Departamento de Análises Clínicas (DAC) e Núcleo de Atendimento a Comunidade (NAC). A solenidade será oficialmente aberta pelo diretor professor Dr. Ricardo Luiz Nunes de Souza e coordenado pelas Profa.Dra. Maria José Soares Mende Giannini e Profa. Dra. Ana Marisa Fusco Almeida. O evento contará com a transmissão ao vivo para toda a comunidade da FCF-UNESP e posterior disponibilidade no canal do YouTube desta Faculdade.

 

Segundo a Universidade, o objetivo é refletir, dialogar e debater os desafios enfrentados durante o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, para professores, funcionários e alunos da FCFAr, além de toda a sociedade, nos últimos dois anos de pandemia.

 

Diante de um contexto de saúde pública difícil, a aliança estabelecida entre o sistema de Saúde e a Ciência no país fortaleceram o entendimento da intrínseca necessidade da parceria entre a Universidade e a sociedade em prol do incremento da saúde da população. Neste sentido, faz-se relevante ressaltar que o retorno às aulas presenciais, mesmo com a pandemia ainda em curso, é ao mesmo tempo um desafio a ser enfrentado e o júbilo do retorno à convivência de nossa comunidade”, diz.

 

Fonte: UNESP Araraquara


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90