04/04/2022 às 16h36min - Atualizada em 04/04/2022 às 16h36min

Unesp Araraquara inicia ciclo de palestras em Saúde

Evento presencial terá palestra do Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu

A Unesp inicia o primeiro ciclo de palestras em Saúde com o Departamento de Análises Clínicas e Núcleo de Atendimento à Comunidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. O evento presencial terá como a palestra do Prof. Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu, no dia 05 de abril, das 8 às 12 horas, no anfiteatro 109, do Departamento de Fármacos e Medicamentos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP).

O Professor Carlos Magno participou ativamente de ações durante a pandemia da COVID-19, tendo desenvolvido pesquisa envolvendo modelos de simulação computacional, geografia da saúde e análises de séries temporais para estudar o comportamento epidemiológico do SARS-Cov-2, bem como, coordena até o presente momento a análise de efetividade da vacina AztraZeneca/Fiocruz. Ao final da palestra haverá uma mesa redonda com o Diretor da Regional de Saúde de Araraquara (DRSIII), Dr. Jeferson Yashuda, a Secretária do Município de Araraquara, Dra. Eliana Mori Honain e o responsável pela execução dos exames de detecção molecular do coronavírus, o Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa, do Departamento de Análises Clínicas desta Faculdade.

Na oportunidade a mesa redonda irá apresentar à plateia as estratégias e ações conjuntas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF por meio do Departamento de Análises Clínicas e a Secretaria de Saúde para o rastreamento e controle durante a pandemia no município de Araraquara. O evento ocorre sob os auspícios da FCFAr, do Departamento de Análises Clínicas (DAC) e Núcleo de Atendimento a Comunidade (NAC). A solenidade será oficialmente aberta pelo Digníssimo Sr. Diretor Professor Dr. Ricardo Luiz Nunes de Souza e coordenado pelas Profa.Dra. Maria José Soares Mende Giannini e  Profa. Dra. Ana Marisa Fusco Almeida. O evento contará com a transmissão ao vivo para toda a comunidade da FCF-UNESP e posterior disponibilidade no canal do YouTube desta Faculdade.
 
O evento visa trazer uma profícua reflexão à dos desafios enfrentados durante o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, para professores, funcionários e alunos da FCFAr, bem como a toda a sociedade, num cenário de necessário e difícil enfrentamento coletivo frente à pandemia, COVID-19 nesses últimos dois anos. Diante de um contexto de saúde pública difícil, a aliança estabelecida entre o sistema de Saúde e a Ciência no país fortaleceram o entendimento da intrínseca necessidade da parceria entre a Universidade e a sociedade em prol do incremento da saúde da população. Neste sentido, faz-se relevante ressaltar que o retorno às aulas presenciais, mesmo com a pandemia ainda em curso, é ao mesmo tempo um desafio a ser enfrentado e o júbilo do retorno à convivência de nossa comunidade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »