Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/04/2022 às 09h47min - Atualizada em 07/04/2022 às 09h47min

Dia Mundial da Saúde: entenda a importância de um estilo de vida saudável

A endocrinologista Mariana Carvalho de Oliveira orienta quais hábitos devem ser praticados na busca por um bem-estar físico e mental

Direto da Redação

Celebrado anualmente em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância de um estilo de vida saudável para a preservação da saúde e de uma boa qualidade de vida. A data coincide com a fundação da entidade e vem sendo comemorada desde 1950.


Diante desse cenário, a endocrinologista Mariana Carvalho de Oliveira comenta que hábitos saudáveis devem ser rotineiramente relacionados a um estilo de vida que busca a melhora da saúde. “Ou seja, ações do dia a dia que tentam alcançar um bem-estar completo, o que envolve aspectos físicos, mentais e sociais.”


A especialista também comenta que diversos estudos já comprovaram que a manutenção de hábitos considerados saudáveis ainda previne o aparecimento de diversas doenças. “Pois consolida um comportamento rotineiro ao cérebro, o que ensina o organismo a se preparar melhor diante das adversidades.”


Entre os principais exemplos que compõem um estilo de vida saudável estão: uma alimentação equilibrada e nutritiva; hidratação adequada; a prática regular de atividades físicas; rotina de sono em dia para descansar o cérebro; e a realização de exercícios que tragam relaxamento e evitem o estresse.


Hábitos a serem evitados


A endocrinologista também orienta que algumas práticas precisam ser evitadas com o objetivo de preservar a boa saúde do corpo, como o sedentarismo, o consumo de álcool e drogas, tabagismo, privação de sono, estresse, relacionamentos que trazem dor e até mesmo um trabalho excessivo sem pausas.

 

“Um desequilíbrio, tanto físico quanto mental, são maus hábitos de vida que quase sempre são responsáveis por aumentar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, cansaço, hábitos compulsivos, dor de cabeça crônica e até mesmo acidente vascular cerebral e quadros de depressão e ansiedade”, diz a especialista



Logo, é essencial que essas práticas sejam estimuladas desde a infância, pois uma rotina construída desde muito jovem se mostrará mais fácil de ser mantida durante a vida adulta. Entretanto, conforme o avançar da idade, os cuidados merecem cada vez mais atenção, especialmente naquelas pessoas que já possuírem alguma comorbidade.


Importância do dia

 

A endocrinologista Mariana Carvalho de Oliveira ressalta ser importante possuir uma data exclusiva para falar sobre o assunto, pois traz a oportunidade de levar o recado para cada vez mais pessoas.

 

“É um tema que deveria ser discutido com mais frequência, principalmente em uma época em que cada vez mais doenças estão em evidência. A população em geral precisa ter conhecimento de que é possível ter mais equilíbrio e qualidade de vida quando hábitos saudáveis são encorajados e praticados”, diz.



Hoje em dia, o conceito de saúde é mais amplo do que o senso comum antigamente acreditava, quando ter saúde era apenas sinônimo de ausência de alguma enfermidade. “Atualmente, o sentido engloba um estado completo de bem-estar não só físico, mas de sentir-se bem por inteiro em relação ao corpo, mente e lanços sociais”, explica a endocrinologista.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90