Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/06/2020 às 20h40min - Atualizada em 15/06/2020 às 20h40min

Moradia da Unesp tem mais dois casos confirmados de coronavírus

Mais dois estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Araraquara, testaram positivo para o novo coronavírus. Eles são residentes na moradia estudantil. Esse é o terceiro registro no local. O primeiro caso foi convirmado no dia 9 de junho.

A Secretaria de Saúde está monitorando os casos, mas a preocupação é que a situação dos estudantes no local é complicada. Em locais onde dois ou três deveriam viver há até cinco. Apesar de irregular, é uma situação que se arrasta há anos.

Outra preocupação é que os jovens geralmente não tem sintomas graves da doença, mas ainda que assintomáticos podem transmitir para outras pessoas, inclusive do grupo de risco.

Leia Mais

FGTS: calendário do saque emergencial vai de junho até novembro

TJ mantém pena de 30 anos para cantor que matou Camila Lourenço a facadas

 

Assim como no primeiro caso, os dois pacientes de agora sentiram sintomas gripais e procuraram a UPA da Vila Xavier. Os exames foram colhidos no domingo e confirmados agora pelo município.

A Unesp informa que tem atuado em conjunto com a Secretaria de Saúde para orientar os moradores a respeito dos protocolos que devem ser seguidos durante a pandemia, principalmente no que diz respeito ao distanciamento social. Também diz que os moradores do local poderão fazer testes para detecção da Covid-19.

Confira a nota na íntegra:

Informamos à comunidade que o Comitê Covid-19 local, do câmpus da Unesp de Araraquara, realizou na última quarta-feira (10/06/20), uma reunião com profissionais da saúde e alunos da Moradia Estudantil, com o propósito de orientá-los sobre os protocolos que deveriam ser seguidos em relação ao isolamento social e demais cuidados necessários para a preservação da saúde e contenção do contágio. Nesta reunião foram esclarecidas dúvidas sobre o teste RT-PCR com coleta através de swab de nasofaringe. Os estudantes foram informados que este exame é bastante sofisticado, diferente dos testes rápidos, e possui com alto custo quando realizado no setor privado (de R$ 250,00 a R$ 400,00). Em função disso, de acordo com o protocolo da Prefeitura de Araraquara, ele é indicado apenas nos casos de indivíduos sintomáticos. Entretanto, devido à gravidade do caso e preocupados em assegurar a saúde de todos os indivíduos presentes na Moradia Estudantil, o Comitê Local, conseguiu excepcionalmente, junto à Vigilância Sanitária de Araraquara que todos os estudantes, sintomáticos e assintomáticos, fossem testados.

Após os esclarecimentos foi solicitado aos alunos que enviassem a lista contendo o nome completo de TODAS as pessoas que estão residindo na Moradia Estudantil neste momento para que a Seção Técnica de Saúde fizesse a solicitação dos exames e então a Vigilância Sanitária fosse até a Moradia Estudantil para fazer a coleta do material para o teste RT-PCR. Os alunos foram avisados de que somente seria possível fazer a coleta após o envio da lista com o nome completo, CPF e telefone de contato dos moradores para a Presidente do Comitê Local. Ficou estipulado que esta lista deveria ser enviada até quinta-feira (11/06/20), no período da manhã, pois a coordenação da Vigilância Epidemiológica havia reservado uma equipe para realizar a coleta na sexta-feira (12/06/20). No entanto, apenas na tarde de sábado (13/06/20) esta lista foi enviada resultando em atraso na coleta/exame dos estudantes.

Informamos que durante a reunião deixamos claro a gravidade da situação e a necessidade de identificação de TODOS os moradores para o adequado acompanhamento e redução dos riscos de contaminação dos demais alunos.

Ademais, é importante que a comunidade saiba que a Unesp tem respondido rapidamente, dentro dos protocolos, com todas as ações necessárias para salvar vidas de sua comunidade. Desejamos acima de tudo preservar o espaço da Moradia Estudantil e as vidas de todos que ali se encontram.

Fiquem em casa, o isolamento social é fundamental para amenizar as contaminações e proteger a vida do próximo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90