Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/06/2020 às 18h59min - Atualizada em 18/06/2020 às 19h09min

Feira do Carmo é cancelada, mas atos religiosos serão mantidos

Por Rian Fernandes

Tradicional em Araraquara por ocorrer há mais de 100 anos na cidade, a Feira do Carmo reúne comidas típicas, vendas de produtos e shows musicais, além da área religiosa, que atrai milhares pessoas, não somente da região. No entanto, o popular evento, em Louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Bairro do Carmo, foi cancelado em 2020 por conta da pandemia causa pelo novo coronavírus, mantendo apenas a realização de missas e atos religiosos.

"A comissão da paróquia decidiu cancelar, infelizmente, assim como todas as demais paróquias cancelaram suas tradicionais festas. Nossa feira do Carmo atrai milhares de pessoas da cidade, da região e fora. Porém sem uma vacina que possa nos dar a segurança de uma não transmissão do vírus, se tornaria muito arriscado", esclareceu o padre Cristian Henrique Capelatto, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Com a decisão, toda a parte festiva da Feira do Carmo está cancelada, inclusive os shows, que não ocorrerá nem mesmo com transmissões on-line, as conhecidas "lives". Na parte das comidas, o tradicional bolo de Nossa Senhora do Carmo, que nos anos anteriores passava dos 5 mil pedaços e sempre era distribuído no valor de R$ 5, continuará sendo vendido. No entanto, o tamanho será reduzido e entregue em forma de drive-thru. 

Atos Religiosos

De acordo com o padre Cristian Henrique Capellatto, a programação religiosa será mantida, mas com mudanças, que devem ser anunciadas no final desta nova quarentena proposta pelo governo do Estado de São Paulo, ou seja, no fim de junho. As alterações estão dividas entre um plano A e B, para a novena preparatória e o dia da padroeira, na data de 16 de julho. 

"A estratégia estará em comunhão com as normas de nossa Diocese de São Carlos, regras que foram formuladas como protocolo a ser seguido a risca para quando o município pudesse dar o seu parecer para o retorno das missas presenciais. (...) Então seguimos em paralelo as normas da Diocese com as normas de Saúde do município", destacou o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. 

Novena Preparatória

A Novena Preparatória de Nossa Senhora do Carmo, que vai do dia 7 até 15 de julho, sempre contou com mais de 400 pessoas todos os dias, sendo que no final de semana, o número de devotos aumenta para 900. Porém, de acordo com o padre, o plano A tem missas presenciais com 30% da capacidade que a paróquia comporta, todos com máscaras e álcool gel, na entrada, saída e no momento da comunhão. Além disso, haveria uma transmissão online pelo Facebook da Paróquia. Por outro lado, no plano B, tudo aconteceria normalmente, mas sem a presença dos fiéis. 

Dia da padroeira

O plano A do evento em Louvor a Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho, estuda a realização de missas em cinco horário, para que, segundo o padre, não haja aglomeração de pessoas. Os horários dos atos seriam 7h30, 10h, 12h30, 15h e 19h30, sendo o último transmitido on-line. 

Enquanto isso, no plano B a previsão é de que ocorra apenas a missa que será transmitida na internet, ou seja, das 19h30. Contudo, os fiéis poderão fazer a visita na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, seguindo as orientações da Secretaria de Saúde, com uma equipe controlando a entrada. 

Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo

O tradicional ato religioso do evento, também terá alteração. A procissão com a imagem de Nossa de Senhora do Carmo saíra nas ruas de bairro do Carmo no dia 19, às 17h, em um carro. Porém, diferentemente dos anos anteriores, não será permitida a presença da população atrás de imagem, para evitar aglomeração de pessoas. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90