Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/05/2022 às 07h00min - Atualizada em 19/05/2022 às 07h00min

Dia Nacional de Combate à Cefaleia: entenda como um tratamento integrativo pode auxiliar na luta contra esse problema

Especialista explica formas de evitar a doença

Pixabay

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE), o Dia Nacional de Combate à Cefaleia ocorre anualmente em 19 de maio e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do acompanhamento médico.

 

Segundo a especialista em saúde integrativa Ana Paula Severino, o tratamento integrativo vem se mostrando de grande auxílio para as pessoas que lidam com o problema.

“O mindfulness é uma opção de tratamento oferecido dentro dessa modalidade terapêutica e que não apenas reduz o estresse, mas também melhora a qualidade do sono. Outros métodos interventivos contam com óleos essenciais prescritos com um correto manejo clínico, a auriculoterapia, e a acupuntura em pontos específicos”, comenta a especialista.


A especialista ainda explica que nesses casos, uma das propostas centrais da saúde integrativa é promover sistematicamente mudanças de hábitos e percepções frente a situações que possam piorar o quadro. Já as soluções medicamentosas costumam ser evitadas, mas caso adotadas devem sempre ser através de recomendação médica.

“Lembrando que apesar da data servir de orientação para os diversos tipos de tratamento existentes, também é preciso manter medidas de prevenção contra a doença, como evitar sedentarismo, tabagismo, uso excessivo de álcool e consumo de alimentos muito gordurosos”, alerta.


Outras orientações de combate a cefaleia consistem em identificar os fatores desencadeantes junto ao médico responsável, além de manter boas noites de sono e praticar atividades físicas regularmente.

Dessa forma, é possível entender onde a dor ocorre e também sua intensidade e nível de incômodo provocado, o que auxilia no correto tratamento e consequente melhora da qualidade de vida”, informa Severino.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90