Por Rian Fernandes
Mesmo com a chegada do final de semana no sábado (20), o isolamento social em Araraquara continuou abaixo dos 40%. Assim como nas outras vezes, era esperado que o índice aumentasse, ultrapassando a marca. No entanto, a taxa registrada na Morada do Sol voltou a ser a pior no estado de São Paulo, entre 104 municípios que são analisados pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo).
Na última atualização divulgada neste domingo (21), porém, referente ao sábado (20), Araraquara registrou um índice de apenas 39%, como já mencionado, o pior do estado de São Paulo. Com isso, todas as cidades monitoradas alcançaram a marca de 40%, exceto a Morada do Sol. Do total, outros cinco municípios tiveram a sinalização na cor vermelha, registrando exatamente 40% de isolamento social.
Leia também
Mais 2 mortes por coronavírus são confirmadas em Araraquara
Bandidos roubam R$ 28 mil de mulher em estacionamento
Grupo Flor de Abóbora faz live neste domingo para campanha “Ame o Raul”
Mercado fecha para desinfecção após testes revelarem casos de coronavírus
Com o registro, Araraquara, pela primeira vez, ficou abaixo dos 40% em um sábado, desde o mês de março, quando começou o monitoramento por parte do SIMI-SP. O menor índice registrado em um sábado era da semana passada, com 41%, evidenciando uma queda na medida de proteção contra o coronavírus nos finais de semana, levando em conta os últimos 14 dias.
Em comparação com as outras duas cidades da região que são monitoradas, Matão e São Carlos, a negativa diferença aumentou, visto que Matão teve um índice de 43% neste sábado. Por outro lado, São Carlos permanecem com os melhores números, já que registrou um isolamento de 48%, maior até mesmo que a média estadual, que foi de 47%.