23/06/2020 às 08h10min - Atualizada em 23/06/2020 às 07h45min

Campanha contra a gripe é prorrogada até dia 30

Vai até o dia 30 deste mês de junho (terça-feira da próxima semana), em Araraquara, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ou gripe.

Podem ser vacinados todos os grupos prioritários – crianças de 6 meses a 5 anos de idade, profissionais de saúde, gestantes puérperas (mães recentes), professores, profissionais da segurança pública,  motoristas do transporte coletivo, idosos a partir dos 55 anos e toda pessoa portadora de alguma patologia comprovada, como hipertensão, diabetes, bronquite e obesidade, entre outras.

A campanha é realizada em toda a rede pública municipal da cidade e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), ligado à USP (Universidade de São Paulo). Quem estiver com febre deve esperar por até três dias antes de se vacinar.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto – Especial Coronavírus’, pelo Facebook oficial da Prefeitura, na sexta-feira (19), a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Santiago, reiterou que a vacina é segura e eficaz no combate à Influenza e H1N1.

Também não é preciso temer a ida ao posto de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, já que há o devido distanciamento entre as pessoas nas filas de espera, segundo Camila.

A enfermeira destacou a importância da vacina para crianças e pediu a pais ou responsáveis que providenciem o procedimento porque, até então, menos de 50% deste grupo foram vacinados em Araraquara. A meta é vacinar pelos menos 90% de crianças no município sendo necessário apresentar a carteirinha na hora da aplicação.

Camila Santiago também ressaltou ser importante a vacina para todos os grupos de risco, uma vez que a Influenza é uma doença respiratória como a Covid-19. “Se a pessoa for contaminada pelo coronavírus e estiver vacinada contra a gripe isso facilita o tratamento médico”, explicou. A enfermeira ainda reiterou que a vacina contra a gripe não possui efeitos colaterais.

Leia também

Araraquara confirma mais 27 casos de coronavírus

Polícia descobre fábrica que falsificava cerveja em Ibaté

Araraquarense de 30 anos que trouxe menina de 13 do Ceará morre na cadeia

Crescente de novos casos da Covid-19 em Araraquara é reflexo do baixo isolamento

Mais 2 mortes por coronavírus são confirmadas em Araraquara

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »