Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/05/2022 às 14h19min - Atualizada em 26/05/2022 às 14h19min

Araraquara tem quase 1,6 mil pessoas em quarentena e 65% de ocupação em enfermaria

Cidade tem alta de demanda de pacientes e UPA da Vila voltará a ser exclusiva para Covid-19

Araraquara confirmou mais 719 casos de coronavírus nesta quinta-feira (26). Apesar disso, 395 positivações são reflexos de outros dias devido a um problema que deixou a plataforma e-SUS fora do ar por 72 horas. 

Com os registros da doença, a cidade tem quase 1,6 mil pessoas em quarentena por conta da doença, segundo o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus. "Os números estarão sendo atualizados à medida que a plataforma e-SUS for liberando as notificações", salientou o Comitê com relação ao problema com a plataforma. 

Além disso, vale mencionar que a cidade tem 24 pacientes internados em unidades de saúde públicas e privadas. Do total de hospitalizados, 16 são moradores de Araraquara e oito são de outros municípios. 

Veja o boletim divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Comitê: 

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 719 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 44,99% de 1.598 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 50,07%.


A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, desses 719 casos registrados na data de hoje, 395 são notificações que estavam represadas por causa do problema que deixou a plataforma e-SUS fora do ar por 72 horas, nos dias 17, 18 e 19 de maio. Depois disso, nos dias 20 e 21, o sistema continuou oscilando. Os números estarão sendo atualizados à medida que a plataforma e-SUS for liberando as notificações.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 1.018 testes em sintomáticos, dos quais 521 foram positivados, sendo 8 de outros municípios, e 380 testes em assintomáticos, com 36 positivados.

Portanto, Araraquara soma 70.883 casos confirmados de Covid-19. Do total de confirmados, 1.594 permanecem em quarentena e 68.604 já saíram.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 24 pacientes estão internados; 22 estão em enfermaria, sendo 21 confirmados e 1 suspeito, e 2 confirmados estão em UTI.

Dos 24 internados, 16 são moradores de Araraquara e 8 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (4), Barra Bonita (1), Matão (1), Motuca (1), e Porto Ferreira (1). Hoje, a Santa Casa tem 3 pacientes, o Hospital São Paulo tem 8 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 5 pacientes e o Heab tem 6 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 65% de leitos de enfermaria e 11% de UTI.

O município registrou, até o momento, 685 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito registrado nas últimas 24 horas.

Alta dos casos faz com que UPA da Vila Xavier volte a ser exclusiva para triagem de Covid

 

A UPA da Vila Xavier, que é polo de atendimento e triagem da Covid-19 desde o início da pandemia, volta a atender exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid, a partir desta sexta-feira (27). O aumento da demanda nas últimas semanas exigiu a reorganização do serviço prestado na unidade, de acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

 

"Nesse momento, nosso município registra uma demanda muito grande de pacientes com suspeita de Covid e também com sintomas gripais. Todos os serviços públicos de pronto-atendimento de saúde do município estão com suas equipes atuando durante 24 horas, mas a demanda realmente cresceu, tanto no serviço público quanto no privado, o que exige essa reorganização para melhorar o atendimento", explica Eliana. "A Saúde está empenhada em manter o serviço de qualidade que vem sendo prestado desde o início da pandemia. Por isso, a partir de amanhã, voltamos o atendimento exclusivo para Covid na UPA da Vila Xavier. As demais patologias, inclusive a dengue, voltam a ser atendidas nas outras UPAs – Central e Valle Verde – e nas unidades de saúde. Lembrando que temos o Centro de Atendimento de Dengue, no antigo hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade, está atendendo com consulta, exames e reidratação, das 7 às 21 horas, todos os dias", enfatiza ela.

 

Eliana Honain reforça ainda a eficácia da vacina contra o vírus, que pode evitar as formas mais graves da doença, além da importância das medidas preventivas que evitam a transmissão.

 

"Nós temos uma alta adesão à vacinação no município, com mais de 90% da população com as duas doses e isso tem evitado o agravamento dos casos, apesar do aumento dos números de positivados. Hoje, temos um araraquarense internado com Covid em UTI. Mas é importante que as pessoas busquem completar o esquema vacinal para se proteger. E também é importante retomar a atenção com as medidas sanitárias que já se mostraram eficientes para evitar contaminações; principalmente neste momento de transmissão da doença, as pessoas devem evitar aglomerações, utilizar álcool em gel e também utilizar máscaras para se proteger. Em tempo frio, as pessoas acabam permanecendo mais tempo em ambientes pouco ventilados, no trabalho e em casa, o que favorece a transmissão", orienta a Secretária da Saúde.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »