Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/05/2022 às 06h43min - Atualizada em 27/05/2022 às 06h43min

Sem represamento de testes, Araraquara registra 238 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas

A partir de hoje (27), UPA da Vila Xavier retoma atendimento exclusivo para Covid-19

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

Araraquara confirmou 238 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram realizados 850 exames, entre sintomáticos e assintomáticos, o que corresponde a 28% das amostras de exames.

 

Foram ainda realizados 542 testes em pessoas com sintomas gripais com 222 confirmações, 40,95% das amostras.

 

No começo da tarde um boletim consolidado será divulgado com número de internações, taxa de ocupação de leitos e ainda as deliberações do Comitê de Contingência do Coronavírus.

 

Internações

 

Até esta quinta-feira (26), 24 pacientes estavam internados; 22 estão em enfermaria, sendo 21 confirmados e 1 suspeito, e 2 confirmados estão em UTI.


Dos 24 internados, 16 são moradores de Araraquara e 8 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (4), Barra Bonita (1), Matão (1), Motuca (1), e Porto Ferreira (1).


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta com uma taxa de ocupação de 65% de leitos de enfermaria e 11% de UTI.

 

UPA Vila Xavier

 

A UPA da Vila Xavier, que é polo de atendimento e triagem da Covid-19 desde o início da pandemia, volta a atender exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid, a partir de hoje (27).

 

O aumento da demanda nas últimas semanas exigiu a reorganização do serviço prestado na unidade, de acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

 

Nesse momento, nosso município registra uma demanda muito grande de pacientes com suspeita de Covid e também com sintomas gripais. Todos os serviços públicos de pronto-atendimento de saúde do município estão com suas equipes atuando durante 24 horas, mas a demanda realmente cresceu, tanto no serviço público quanto no privado, o que exige essa reorganização para melhorar o atendimento”, explica Eliana. “A Saúde está empenhada em manter o serviço de qualidade que vem sendo prestado desde o início da pandemia. Por isso, a partir de amanhã, voltamos o atendimento exclusivo para Covid na UPA da Vila Xavier. As demais patologias, inclusive a dengue, voltam a ser atendidas nas outras UPAs – Central e Valle Verde – e nas unidades de saúde. Lembrando que temos o Centro de Atendimento de Dengue, no antigo hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade, está atendendo com consulta, exames e reidratação, das 7 às 21 horas, todos os dias”, enfatiza ela.

 

Eliana Honain reforça ainda a eficácia da vacina contra o vírus, que pode evitar as formas mais graves da doença, além da importância das medidas preventivas que evitam a transmissão.

 

Nós temos uma alta adesão à vacinação no município, com mais de 90% da população com as duas doses e isso tem evitado o agravamento dos casos, apesar do aumento dos números de positivados. Hoje, temos um araraquarense internado com Covid em UTI. Mas é importante que as pessoas busquem completar o esquema vacinal para se proteger. E também é importante retomar a atenção com as medidas sanitárias que já se mostraram eficientes para evitar contaminações; principalmente neste momento de transmissão da doença, as pessoas devem evitar aglomerações, utilizar álcool em gel e também utilizar máscaras para se proteger. Em tempo frio, as pessoas acabam permanecendo mais tempo em ambientes pouco ventilados, no trabalho e em casa, o que favorece a transmissão”, orienta a Secretária da Saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90