Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/06/2022 às 10h46min - Atualizada em 20/06/2022 às 10h46min

Entenda por que as pessoas têm mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos no frio

Especialista explica como funciona a reação de recompensa liberada pelo corpo ao consumir as substâncias

Pixabay

A queda de temperatura externa, especialmente marcante durante o inverno, faz com que o corpo humano necessite de mais energia para se manter aquecido.

Segundo a endocrinologista Mariana Carvalho de Oliveira, como a principal fonte de força do organismo vem dos alimentos, há uma tentativa de manter a temperatura corporal equilibrada, com o cérebro recebendo sinalizações hormonais e de neurotransmissores que estimulam o aumento do apetite e da fome.


“O corpo está pedindo mais energia e, como consequência, é comum que se acabe ingerindo alimentos mais calóricos. Outro forte fator de contribuição é a serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer e à saciedade. No inverno, algumas pessoas podem ter redução desta produção, fazendo com que haja mais busca e desejo pelos alimentos chamados hiperpalatáveis, nos quais se encontram os carboidratos”, comenta a especialista.





Uma comida hiperpalatável se caracteriza pela combinação de determinados componentes, como gordura, sódio, açúcar e carboidratos, de modo que o produto se torne mais saboroso. Alguns exemplos são os biscoitos, chocolates e industrializados. “Além disso, o tempo mais frio ainda diminui a vontade de se consumir itens crus e frios, como saladas e frutas.”


A endocrinologista alerta que é preciso controlar esses desejos, pois caso o abuso alimentar se torne um hábito incontrolável ou rotineiro poderá resultar em maior ganho de peso, principalmente naqueles que já possuem uma tendência à obesidade. A orientação é que se mantenha sempre o corpo aquecido para evitar que o cérebro aumente a fome de forma compensatória”.


Outra dica é manter o consumo disciplinado de fibras e legumes em versões mais quentes. Se alimentar de mais proteínas também pode auxiliar, mas mesmo esses produtos devem ser consumidos sem exagero.

 

“Assim como as fibras, as proteínas demoram mais tempo para serem digeridas pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade e consequentemente mantém o apetite controlado por mais tempo. Lembrando que mudanças na alimentação devem sempre ser acompanhadas de um profissional especializado” orienta.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90