Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/07/2022 às 15h54min - Atualizada em 14/07/2022 às 15h54min

Festival Tanabata agita o fim de semana em Araraquara

Organização espera receber mais de 15 mil pessoas; tem culinária, dança, música e oficinas gratuitas

Foto: Prefeitura de Araraquara

De 15 a 17 de julho acontece, na Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara (SP), o Festival Tanabata Matsuri. Realizado desde 1997, o evento promove as manifestações culturais japonesas, por meio da culinária, apresentações de dança, música e oficinas gratuitas. A programação é aberta ao público e a entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa. 

 

“Para nós, é um enorme prazer fazer parte dessa festa tão tradicional de Araraquara”, comemora Felipe Buttignon, presidente do Grupo Palomax/Maxfácil, patrocinador do evento juntamente com Araquimica e Dino, Sakura, Yacima, Plastiban e Fort-Lar Alumínio. O evento será realizado por meio do do ProAC (Programa de Ação Cultural) ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Com a volta dos eventos presenciais, o Tanabata espera receber mais de 15 mil pessoas nesta 25ª edição, se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais da cidade. Entre os destaques da programação estão apresentações com os famosos tambores Taiko com grupos de Monte Alto, São Carlos, Bauru, além de Araraquara, e o Shishimai, a tradicional Dança do Leão. Encenado geralmente em épocas de ano novo, esse ícone da cultura asiática traz pessoas fantasiadas formando um leão estilizado que se movimenta, espantando os maus espíritos. 

 

Quem comparecer ainda poderá assistir à dança folclórica Awaodori e apresentações inspiradas nos mangás japoneses. No último dia do evento, haverá, ainda, o concurso de cosplay (fantasias inspiradas na cultura pop e em mangás japoneses) com a participação de organizadores da CCXP (Comic Con Experience), maior festival brasileiro de cultura pop.


“Esta é uma oportunidade de conhecer costumes e promover a comunhão entre os povos. Além disso, uma oportunidade de conhecer e promover artistas locais e da região durante a programação do evento”, comenta Eric Hanai, presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara. Ele ainda destaca a culinária japonesa que será vendida no local como Tempurá, Tempurá de Sorvete e Yakissoba.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90