03/08/2022 às 07h57min - Atualizada em 03/08/2022 às 07h57min

Oportunidade: Veja os novos cursos profissionalizantes gratuitos em Araraquara

São 100 vagas para qualificação profissional pelo Novotec; veja como se inscrever

Direto da Redação
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil escola

Leia Também:
PAT de Araraquara tem quase 50 vagas de emprego nesta quarta-feira (03).
Auxílio Gás será de R$ 110 em agosto, informa Caixa; veja calendário.





Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Novotec Expresso, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo que oferta cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, orientação vocacional e oportunidades de estágio para jovens de 14 a 24 anos.

 

Em Araraquara, são quatro cursos que contam com 100 vagas e que serão ministrados no Senac, que fica na Rua João Gurgel, 1935, Carmo.


Os cursos disponibilizados na cidade são:

 

  • Agente cultural (25 vagas);
  • Atendente de farmácia (25 vagas);
  • Marketing digital e vendas em redes sociais (25 vagas);
  • Segurança cibernética fundamental (25 vagas).

 

Cada curso tem a duração de 120 horas realizadas no contraturno escolar em um semestre, com três ou quatro meses de duração.

 

Para participar, é preciso ser domiciliado no estado de São Paulo e ter o ensino fundamental completo, ou seja, estudantes do nono ano não poderão realizar o curso.

 

O período de inscrições teve início em 19 de julho e vai até o dia 15 de agosto. A inscrição pode ser feita no site do Novotec. Também é possível consultar as turmas no formato presencial e no formato remoto nas páginas "Onde Estudar & Divulgue".



A primeira chamada para matrícula será de 18 a 22 de agosto, com a segunda chamada de 23 a 25 de agosto e a terceira chamada de 26 a 29 de agosto. As aulas terão início entre os dias 1º e 17 de setembro e o encerramento das aulas está previsto para ocorrer entre os dias 28 de novembro e 17 de dezembro.

 

O Novotec

No Novo Ensino Médio das escolas estaduais do Estado de São Paulo, o Novotec é o 5° Itinerário Formativo, que prevê formação técnica e profissional. São três tipos de modalidades: Novotec Integrado (cursos técnicos), Novotec Expresso (cursos de qualificação profissional) e Ejatec (cursos profissionalizantes para jovens e adultos).


No contraturno escolar, o Novotec oferta vários cursos de curta duração para jovens de 14 a 24 anos de idade que estão no ensino médio ou que acabaram de concluí-lo. São cursos livres de qualificação profissional em formato presencial ou online/remoto e síncrono (Novotec Expresso), ou em formato assíncrono de Ensino a Distância (Novotec Virtual).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »