O Senac Araraquara é uma das instituições realizadoras da Feira da Empregabilidade, que será promovida nesta terça-feira (13) das 9h às 17h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR).
O evento terá uma série de atividades voltadas ao mercado de trabalho, como: oficinas, palestras, certificação, cursos gratuitos e oportunidades de emprego. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, é uma realização do Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest Senat, Sebrae, MEA e Sincomércio.
Qualificar-se para o mercado de trabalho é ainda mais urgente. A taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, caiu para 9,1% no trimestre encerrado em julho. Essa taxa representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, terminado em abril. É o menor índice da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%. Já o contingente de pessoas ocupadas foi de 98,7 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. Depois de dois anos, o rendimento real habitual voltou a crescer e chegou a R$ 2.693 no trimestre. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada no último dia 31 pelo IBGE.
Ainda segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 29 pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Araraquara criou 167 novos postos de trabalho em julho, somando 3263 admissões contra 3096 demissões na cidade. Em junho, foram 120 novos postos com carteira assinada. O setor que mais gerou vagas em julho foi o Comércio, com 309 novas vagas.