Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/09/2022 às 12h16min - Atualizada em 16/09/2022 às 12h16min

Primavera dos Museus começa na segunda-feira (19) em Araraquara

Com o tema "Independências e Museus: outros 200, outras histórias", programação realizada pelo Ibram e Secretaria Municipal da Cultura, segue até próximo dia 25

Nos dias 19, 24 e 25 de setembro, Araraquara recebe a 16ª edição da "Primavera dos Museus", sob o tema "Independências e Museus: outros 200, outras histórias", com atividades gratuitas. O evento é coordenado pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus e realizado pelas instituições museológicas brasileiras; em Araraquara, a realização é da Secretaria Municipal de Cultura – Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.
 

O primeiro dia da programação, no dia 19 de setembro, apresenta um papo virtual sobre "Narrativas Originárias - Narrativas Independentes", no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://youtu.be/lOEENnnHYPY). Participam: Cauã Borari e Weber Fonseca. A atividade será realizada das 19 às 21 horas, com acessibilidade em Libras.
 

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, conta que Cauã é um artista de Alter do Chão, no Pará, que está estudando no interior de São Paulo. "Sua pesquisa é justamente sobre a experiência do corpo na construção da narrativa, do corpo indígena que vive esta barbárie que estamos assistindo. Queremos ouvir Cauã para apreendermos formas de conjuntamente construir novas narrativas em nossa museologia."
 

Depois, nos dias 24 e 25, as atividades serão realizadas em parceria com o FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A programação do dia 24 se concentra na quadra da Casa da Cultura, com as seguintes atrações: apresentação de Toré com etnia Kiriri (18h30), roda de conversa com etnias Kiriri e Kariri Xocó (19h30) e apresentação Samba das Cumadis (20h30).
 

Já no dia 25, o palco dos encontros será o Parque do Basalto, com Feira de Artesanato Indígena Kiriri e Kariri Xocó e Feira de Livros Indígenas (das 9h às 13h) e apresentação de Toré com etnia Kiriri (10h).

 

Tema 

Para o desenvolvimento do tema "Independências e Museus: outros 200, outras histórias", o Ibram, aponta que: "Em 1822, o Brasil iniciou o processo de independência em relação a Portugal, rompendo uma relação de colonização e dependência que já durava mais de 300 anos.

 

A independência foi um processo longo, que ceifou a vida de brasileiros, trouxe dificuldades econômicas para a população e, manteve, e até reforçou, desigualdades já conhecidas desde os tempos de colônia. Contudo, esse movimento emancipatório parece ter sido capaz de reforçar um sentimento de unidade que estaria a germinar: para além das diferenças, muito ainda nos unia... e ainda nos une.
 

Em 2022, o Brasil relembra essa história, a partir de imagens e vestígios, muitos dos quais preservados em museus, que nos permitem conhecer aquele passado e construir outros olhares sobre tal fato histórico. Pela diversidade cultural e a pluralidade de experiências que o tema propicia é possível também identificar e resgatar neste momento personagens, memórias, contextos e histórias não contadas que merecem ser conhecidas e lembradas.
 

Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos? Pensando nesse questionamento, "Independências e museus: outros 200, outras histórias" foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.
 

Neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país.
 

Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Que sejam dadas as oportunidades de escuta e contação de tantas outras histórias."

Programação

 

·         Segunda-feira (19/09)

Local: Youtube da Prefeitura de Araraquara - https://youtu.be/lOEENnnHYPY

 

– 19h às 21h: Papo virtual: "Narrativas Originárias - Narrativas Independentes", com Cauã Borari e Weber Fonseca

(Evento com acessibilidade em Libras)

 

·         Sábado (24/09)

Local: Quadra da Casa de Cultura (Av. Espanha, na altura do nº 485)

 

– 18h30: Apresentação de Toré com etnia Kiriri

– 19h30: Roda de Conversa com etnias Kiriri e Kariri Xocó

– 20h30: Apresentação Samba das Cumadis

 

·         Domingo (25/09)

Local: Parque do Basalto (Av. São João, s/nº - Jardim Pinheiros / Vila Xavier)

 

– 9h às 13h: Feria de Artesanato Indígena Kiriri e Kariri Xocó e Feira de Livros Indígenas

– 10h: Apresentação de Toré com etnia Kiriri


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90