Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/09/2022 às 11h04min - Atualizada em 20/09/2022 às 11h04min

Instrumentista araraquarense Cleber Fogaça lança seu novo álbum em show no Sesc Araraquara

Com entrada gratuita, apresentação será nesta sexta-feira (23)

Por Matheus Vieira
Divulgação


Leia Ainda:
Cineminha a R$ 10 reais segue até amanhã (21) em Araraquara.




Uma celebração a música instrumental ao lado de amigos. Esse é o sentimento que resume o show de lançamento do álbum “Convergência”, do renomado instrumentista local Cleber Fogaça (43), que ocorre nesta sexta-feira (23), às 20h, no Espaço Garimpo do Sesc Araraquara.

 

Ao lado de Cleber Almeida (bateria), Fernando Corrêa (guitarra) e César Roversi (saxofone), mesma banda com a qual gravou o álbum, o artista toca músicas do material em primeira mão- no mesmo dia do seu lançamento. O repertório da noite também prevê composições do primeiro álbum do araraquarense, Trilhando (2015).


 

Os ingressos são gratuitos, mas faremos uma arrecadação alimentos. Então, agradecemos quem puder ajudar”, comenta.



Gravado no Blaxtrem Estúdios, em Ribeirão Preto, no mês de julho, “Convergência” tem dez músicas instrumentais, nove delas foram registradas em formato de quarteto, com espaço para muita virtuose e improvisação. Autor de todas as composições, Fogaça gravou uma canção como solista, em seu baixo elétrico de 6 cordas.

 

Todas as faixas foram gravadas com no máximo dois takes, sendo que algumas saíram logo no primeiro. Consegui usar muitos ritmos brasileiros diferentes neste álbum, como o choro, bossa, samba, frevo, baião, xote e até um ritmo do sul chamado chacareira”, comenta.

 

Outra peculiaridade do álbum é o seu teor pessoal, no qual o araraquarense faz diversas homenagens a amigos, familiares e também ao saxofonista Vinícius Dorin, um de seus mestres na música. A capa do álbum é assinada por Guilherme Carvalho, da Apoema Produções.

 

Contemplado no Edital ProAC Expresso Direto nº38/2021, que selecionou 200 projetos culturais do Estado de São Paulo todo nas mais diversas áreas, o álbum “Convergência” também prevê oficinas a definir na cidade e Região.

 

Essas atividades serão direcionadas para estudantes de música e projetos sociais. E o CD será disponibilizado no formato digital em todas as plataformas de streaming e também por 90 dias para download gratuito”, finaliza.

 

 

Anote Aí:

Cleber Fogaça - Lançamento do álbum “Convergência”

Dia: Sexta-feira (23)

Horário: 20h

Local: Espaço Garimpo do Sesc Araraquara

Entrada Gratuita, mas é possível levar um quilo de alimento não perecível




Carreira

 

Cleber Fogaça iniciou seus estudos nos anos 90. Desde então, atua como músico e professor no interior de São Paulo. Apreciador e pesquisador do jazz e da música brasileira lançou, em 2015, seu primeiro disco solo, Trilhando. Em 2020, montou as séries de livros didáticos “Escalas na Prática Para Baixistas”, “Arpejos na Prática Para Baixistas” e “Arpejos na Prática Para Guitarristas” e, em 2021, a série “Acordes No Baixo de Seis Cordas”.

 

Estudou no curso de MPB/JAZZ do Conservatório de Tatuí, onde se formou em 2003. Foi sócio-fundador da Escola Livre de Música Araraquara, atuando como professor e administrador entre 2002 e 2018.

 

Participou de oficinas e workshops ministrados por Frank Gambale, Gary Willis, Celso Pixinga, André Marques, Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, entre outros. Dividiu palco com Carlos Malta, Arismar do Espírito Santo, Nailor Proveta, Oswaldinho do Acordeom, Daniel D’Alcântara, Itiberê Zwarg, Sizão Machado, Michel Leme, Cuca Teixeira, Bob Wyatt, Dirceu Leite, entre outros.

 

Foi integrante de vários grupos e se apresentou nos principais festivais de música instrumental do estado de São Paulo. Atualmente é integrante do Trio Zabumbê (de música instrumental brasileira e jazz) e do Trio Teimoso, de choro instrumental, com o qual está em turnê de divulgação de um EP.

 

Também tem projetos com as cantoras Iara Ferreira, de MPB, e Iuna Tuane, de MPB e música francesa. Gravou nos álbuns das bandas Adrenalados (rock) e Ruído Fino (pop/funk) e também dos músicos Cleber Shimu e Jimmy Red Marshall (blues).



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90