21/09/2022 às 12h45min - Atualizada em 21/09/2022 às 12h45min

Prefeitura não divulga prazo para entrega da nova sede do Corpo de Bombeiros

Obra começou em abril de 2021 e está atrasada há mais de um ano; prefeitura diz que construção está em fase de acabamento

A obra da nova sede do Corpo de Bombeiros está em fase de acabamento, segundo a prefeitura de Araraquara. No entanto, ainda não foi divulgado um prazo oficial por parte do Executivo para entregar a construção. Vale lembrar que o prédio sofre com prazos de término que não foram cumpridos, assim como a Ponte dos Machados. 

As obras são realizadas na Rua Domingos Zanin, na principal entrada e saída da cidade. A nova sede deverá ter cobertura para viaturas, alojamentos masculino e feminino, academia, vestiários, cozinha com despensa, refeitório, auditório, salas, cobertura para viaturas, abrigo de lixo, iluminação externa e rampas de acessibilidade. A área total possui 1.205,41 m² e terá 901,86 m² de área construída.

A construção da nova sede do Corpo de Bombeiros foi mais uma que sofreu atraso com a ocorrência da pandemia da Covid-19. Com a diminuição dos casos da doença surgiu a expectativa para que a inauguração e entrega logo acontecesse. A obra começou em abril de 2021, tinha um prazo de 240 dias, e ainda não foi terminada após mais de um ano.


Em abril de 2022 a Prefeitura de Araraquara encaminhou um ofício de resposta a um requerimento do vereador Marcos Garrido (Patriota) afirmando que o prazo de execução seria até junho de 2022. Depois, em maio deste mesmo ano, o Executivo, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu o prazo para outubro de 2022, ou seja, mês que vem. 

E a Prefeitura de Araraquara divulgou nesta terça-feira (20) mais detalhes sobre o andamento das obras da nova sede do Corpo de Bombeiros. "Com revestimentos de pisos e azulejos em sanitários e montagem das paredes de gesso, tipo drywall, para as salas administrativas, a nova sede do 3º Subgrupamento do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, na Rua Domingos Zanin, no Jardim Ártico, região sudoeste da cidade, está na fase de acabamento", enfatizou. 
 

De acordo com a prefeitura, equipes atuaram no auditório, rejunte das peças de porcelanato da cozinha e escada externa de acesso ao público. "A estrutura de tijolos aparentes e a cobertura com telhas termoacústicas, tipo forro, em 901 metros quadrados de áreas construídas está pronta, incluindo a plataforma das viaturas. Constam na planilha de itens concluídos além do prédio principal: a edificação de reservatório de água, construção de rampa para veículos e estacionamento interno, de piso intertravado, com 21 vagas, plantio de grama, paisagismo, abrigo para lixo e rampa de acessibilidade. E fechamento da área de 1.205 metros quadrados com muro e gradil". 

 

Apesar de dizer que está em fase de acabamento, a Prefeitura não divulgou prazo oficial para, de fato, concluir a obra. Nem mesmo por meio de sua assessoria de imprensa. 

Vale lembrar que a obra da nova sede atende uma solicitação do Corpo de Bombeiros para transferir a instituição asté um local que atenda melhores normas de acessibilidade e segurança. A nova localização tem fácil deslocamento para as rodovias SP-310 (Washington Luiz) e SP-255 (Antônio Machado Sant'Anna) e também em Araraquara, pela Via Expressa. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »