Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/09/2022 às 12h02min - Atualizada em 22/09/2022 às 12h02min

Araraquara interrompe vacinação da Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos

Saúde alega não ter doses suficientes da Coronavac, única aplicada na faixa etária

Foto/Divulgação: Tânia Rego/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Araraquara informou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 não será aplicada em crianças de 3 e 4 anos nesta sexta-feira (23) e no plantão de vacinação do sábado (24). A alegação é de que o município não tem doses suficientes da Coronavac, a única aplicada na faixa etária. 
 

"Nesta semana, por conta da demanda e da otimização do uso das doses, a Saúde anunciou que a vacinação do público infantil em geral passaria a ser feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, em todas as unidades de saúde. Essa programação está mantida normalmente, para as crianças a partir de 5 anos. No entanto, com os estoques baixos, a aplicação da primeira dose somente dos 3 e 4 anos será interrompido amanhã e sábado", esclareceu. 

Já sobre a 2ª dose nas crianças de 3 e 4 anos, a Saúde divulgou que a aplicação terá início na próxima semana, naquelas que estão com pelo menos 28 dias da 1ª dose, mas somente no SESA, das 8 às 14 horas, ainda por questão de otimização do imunizante. 

"Estamos nos reorganizando novamente, levando em conta a demanda e o estoque de Coronavac que temos, porque essa faixa de 3 e 4 anos tem que ser vacinada exclusivamente com este imunizante. Assim que recebermos mais doses, vamos divulgar a retomada o atendimento normal", explica Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

 

A imunização das crianças com 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência começou no dia 26 de agosto. Em seguida, no dia 2 de setembro, o público em geral da faixa etária começou a receber a vacina, exclusivamente da Coronavac. Vale lembrar que as doses de imunizantes contra a Covid-19 são distribuídas aos municípios pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo. 

Plantão de vacinação para público a partir de 5 anos

 

A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou, para este sábado (24), a realização de plantão de vacinação contra a Covid-19 para o público infantil, a partir de 5 anos, e o público adulto, das 8 às 15 horas.

 

Estarão abertas as unidades da Vila Xavier, Vale Verde, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista. Todos serão atendidos nestas 11 unidades, no sábado.
 

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura

 

Lembrando ainda que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90