22/09/2022 às 13h49min - Atualizada em 22/09/2022 às 13h49min

Embraer assina acordo com a XMobots e entra para o mercado de drones

Negócio com empresa de drones de São Carlos tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado

Embraer/XMobots
XMobots/Divulgação
A Embraer anunciou nesta terça-feira (20 a assinatura de um acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, maior companhia de drones da América Latina, localizada em São Carlos. O objetivo do negócio, de acordo com a empresa de aviação que tem fábrica em Gavião Peixoto, é acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte.

Além de acelerar o mercado, o acordo vai permitir a exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.

Segundo a Embraer, a transação será realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro. A conclusão está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de transação.

“Nossa estratégia de investimento e operações de capital de risco têm forte ênfase na inovação e parcerias, que são pilares do nosso plano de crescimento para os próximos anos”, disse Daniel Moczydlower, Head de Inovação da Embraer e Presidente e CEO da Embraer-X. “Iniciativas como essa são fundamentais para alavancar ecossistemas, valorizar o conhecimento e reconhecer empreendedores que geram negócios com potencial de crescimento exponencial e criação de alto valor para a sociedade”.

Com uma equipe engajada e criativa, a XMobots nasceu com a missão de desenvolver o mercado de robôs móveis e ajudou a tornar os drones uma realidade cotidiana para os mercados de Agricultura de Precisão e Geotecnologias no Brasil e América Latina.

“Este engajamento resulta em inovações como plataformas provedoras de serviços com drones, tecnologias híbridas de propulsão e potência, inteligência artificial de análise de imagens, e principalmente em certificações aeronáuticas”, disse Giovani Amianti, fundador e CEO da XMobots. “Com este investimento conseguiremos caminhar juntos no desenvolvimento de tecnologias que consolidarão os robôs aéreos autônomos e aceleraremos as soluções para os mercados de Geotecnologias, Agro, Ambiental, Inspeção, Defesa e Segurança Pública, Logística e Mobilidade Urbana que são pontos de convergência entre XMobots e a Embraer.”

Ainda conforme divulgado pela Embraer, com a conclusão da transação, as empresas pretendem trabalhar de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados Civis e de Defesa & Segurança.


 
 
 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »