Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/10/2022 às 06h53min - Atualizada em 04/10/2022 às 06h53min

UPA da Vila Xavier retoma atendimentos de outras patologias a partir de hoje (04); veja o que muda

UPAs Central e Valle Verde passarão a atender casos suspeitos de Covid

Direto da Redação
Foto/ Prefeitura

Leia Ainda:
Missa de sétima dia homenageia Carlos do Cavaco nesta terça-feira (4).




A partir desta terça-feira (04), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier deixa de ser um polo exclusivo para Covid-19. Por conta da queda expressiva da demanda de pacientes com suspeita de Covid-19 e confirmados, a unidade voltará a atender as outras patologias.
 

Ao mesmo tempo, as outras duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA Central e UPA Valle Verde) também passarão a atender casos suspeitos de Covid, com consultas e testagem, a partir de prescrição médica.
 

Segundo os números da pandemia no município divulgados no último boletim do Comitê, na sexta-feira (30), menos de 5% das 3.002 testes realizados entre os dias 23 a 29 de setembro apresentaram resultado positivo, totalizando 144 casos em uma semana.
 

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual ficou em 8,3%, de um total de 1.663 testes.

 

Foi Polo exclusivo Covid


Desde o início da pandemia, em 2020, com o aumento acelerado de casos, a UPA da Vila Xavier foi transformada em polo de triagem e atendimento de Covid-19, porém, segundo a Secretaria da Saúde, nos últimos dias, avaliações realizadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus concluíram que “é hora da nova organização”.

 

Nossa população está percebendo o grande número de pessoas que tem ido à UPA Central e à UPA do Valle Verde à procura de atendimento nas diversas patologias, sobrecarregando muito essas unidades. Consequentemente, na UPA da Vila Xavier, com o avanço da vacinação, nós temos uma grande diminuição das síndromes gripais e, principalmente, de Covid-19. Então, a partir de terça (04), as três UPAs atenderão Covid, e a UPA da Vila Xavier volta a atender dentro da sua normalidade, mantendo também o atendimento Covid. Com isso, a gente desafoga o atendimento de urgência e emergência que está sobrecarregando muito as unidades do Valle Verde e Central”, disse a secretária Eliana Honain no Canal Direto da Prefeitura.


Para realizar o teste de Covid-19, o paciente precisará passar por atendimento médico, já que o índice de positivação está muito baixo.

 

Muitas pessoas estão testando sem sintomas e a porcentagem [de positivados] é muito pequena. E a gente pode ter outras gripes. É importante que a pessoa passe pelo atendimento médico e, aí sim, faça a sua testagem, se for necessário. Para testagem, nas três UPAs, vamos passar pelos atendimentos médicos e, se tiver necessidade, a gente faz o teste de Covid”, salientou Eliana.


As Upas da Vila Xavier, Central e Valle Verde atendem 24 horas por dia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90