Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/10/2022 às 18h19min - Atualizada em 25/10/2022 às 18h19min

Mobilização Pró-Saúde da População Negra chega ao Cecap

Atividades serão realizadas nesta quarta-feira (26) na Praça Maria Valeria Galvão Medina

Nesta quarta-feira (26), a programação da Mobilização Pró-Saúde da População Negra chega ao Cecap, onde os moradores poderão acompanhar as atividades das 17h30 às 20h30 na Praça Maria Valeria Galvão Medina, na Rua Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti. Além de aferimento de pressão e teste de glicemia, será oferecida a oficina aberta "Cuidando do cabelo afro" com a professora Roberta Silva e samba-rock com o professor Saulo.

A programação é realizada pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, com o objetivo de promover o 27 de outubro, que é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Nesse dia, acontece em todo o Brasil uma série de atividades para informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

Em Araraquara, a programação começou nesta terça-feira (25) e se estende até sexta-feira (28) em vários pontos da cidade. A ação deste ano vem com o tema "É preciso ser antirracista!" e o objetivo é sensibilizar a população para os cuidados necessários e os gestores de saúde quanto à implementação da Política de Saúde Integral da População Negra.

A programação conta com palestras, atividades físicas, atividades culturais, campanhas de prevenção das doenças com mais incidência no público alvo, com aferimento de pressão, teste de diabetes, teste rápido do Covid-19 e orientações em geral.

A agenda segue nesta quinta (27) no Parque Infantil, no Centro, que receberá a oficina de dança do ventre com a professora Faby Guedes, além de DJ com o professor Renato Lelê e testagem rápida de HIV. Na sexta (28), a Área de Lazer Antônio José Paterniani (Tom Zé), no Jardim América, receberá samba-rock com o professor Saulo e DJ com o professor Renato Lelê.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o núcleo da Saúde da População Negra e de Terreiros "Nair Claudino", também com a Secretaria Municipal de Cultura, através das Oficinas Culturais, e conta com o apoio da UNIP através dos alunos do curso de enfermagem e do Grau Técnico com os alunos do curso de técnico em enfermagem.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90