Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, foi eleito neste domingo (30), em segundo turno, para o terceiro mandato como presidente do Brasil.
Com 100% das urnas totalizadas, o fim da apuração dos votos ocorreu no início da madrugada de hoje (31) Lula foi eleitocom 2,1 milhões de votos a mais do que Jair Bolsonaro. O percentual foi de 50,90% dos votos para Lula, contra 49,10% do atual presidente.
Por volta das 19h57 deste domingo (31), Lula estava já matematicamente eleito com 98,81% das urnas apuradas e 50,83% dos votos válidos. O então candidato não poderia ser mais ultrapassado pelo atual presidente, que tinha 49,17%.
Discurso
No primeiro discurso após a vitória nas eleições presidenciais do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a necessidade de unificação nacional e destacou o combate à fome como seu principal compromisso.
“O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, declarou.
Ele falou em São Paulo em um hotel no Jardins ao lado de correligionários, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato derrotado para o governo paulista Fernando Haddad, o seu vice Geraldo Alckmin e Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições.
Ele agradeceu aos votos recebidos, parabenizou todos que exerceram o direito ao voto, inclusive os que foram dados a Bolsonaro, como uma prática cidadã e um dever civilizatório.
“A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação”, declarou.
Lula disse estar disposto a pacificar o país. “Tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente e que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil”, declarou.
Fonte: Agência Brasil