Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/11/2022 às 13h35min - Atualizada em 11/11/2022 às 13h35min

Comitê diz acompanhar com atenção evolução de nova cepa

Nova cepa BQ.1, derivada da variante Ômicron, tem provocado aumento no número de casos; Secretaria de Saúde vai iniciar sequenteciamento de casos confirmados na cidade

Freepik
O Comitê de Contingência do Coronavírus em Araraquara divulgou nesta sexta-feira (11) que acompanha com atenção a evolução da nova cepa BQ.1, derivada da variante Ômicron, que tem provocado aumento do número de casos no país. 

De acordo com o Comitê, a Secretaria de Saúde vai iniciar nos próximos dias um sequenciamento genético de casos confirmados, por meio da parceria com a Unesp de Araraquara, para identificar quais os vírus que circulam na cidade no momento. Vale reforçar que a ação já aconteceu em outros momentos da pandemia. 

"Lembrando que, apesar da não obrigatoriedade do uso de máscaras, está mantida a recomendação dessa proteção, principalmente no transporte público e em unidades de saúde", enfatizou o Comitê. 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara também salientou a importância de colocar as doses da vacina em dia, tanto o público adulto quanto as crianças de 3 a 11 anos, junto dos pais ou responsáveis. "Essa medida é fundamental para evitar as formas mais graves da doença", destacou. 

Vacinação em Araraquara

Durante a semana, a 4ª dose nas pessoas com 18 anos ou mais e o atendimento da faixa de 12 a 17 anos estão sendo feitos em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, também de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Na unidade do Sesa continua a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Já no caso do público infantil, de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

O atendimento Covid, com consultas e testagens, mediante prescrição médica, é feito na UPA da Vila Xavier, UPA Central e UPA Valle Verde. As Upas atendem 24 horas por dia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »