Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/11/2022 às 13h12min - Atualizada em 18/11/2022 às 13h12min

Araraquara confirma 225 casos de coronavírus em uma semana

Nenhuma morte por decorrência da doença foi registrada nesta última semana

O Comitê de Contingência de Araraquara divulgou nesta sexta-feira (18) o balanço semanal da Covid-19 no município. Conforme informado, mais 225 casos da doença foram confirmados entre 11 e 17 de novembro no município. Nenhuma morte por decorrência da doença foi confirmada. 

Desde o início da pandemia são 90.821 casos confirmados da Covid-19 . Da quantidade, 117 permanecem em quarentena e 89.974 saíram. Um total de 730 óbitos decorrentes do coronavírus foram registrados. 

Nesta sexta (18) dois pacientes estão internados em enfermaria (um suspeito e um confirmado) no Hospital São Paulo e no Heab. Uma pessoa reside em Araraquara e a outra, em São Carlos. 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 5% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.

Veja abaixo, na íntegra, o boletim completo divulgado pelo Comitê: 

"Araraquara registrou, entre o período de 11 a 17 de novembro, mais 225 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 14,4% de um total de 1.557 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 21,3%.


Neste período, a Rede SUS contabilizou 951 testes em sintomáticos, dos quais 166 foram positivados, e 522 testes em assintomáticos, com 4 positivados.

Portanto, Araraquara soma 90.821 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 117 permanecem em quarentena e 89.974 já saíram.

Hoje, dia 18 de novembro, 2 pacientes estão internados em enfermaria,
sendo 1 confirmado e 1 suspeito. Eles estão no Hospital São Paulo e no Heab.

Um reside em Araraquara e o outro, em São Carlos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 5% de leitos de enfermaria e 0% de UTI.

O município registrou, até o momento, 730 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nesta última semana.

O Comitê de Contingência do Coronavírus, que vem avaliando diariamente a situação epidemiológica do município, observa que o aumento do número de casos positivados nas duas últimas semanas não corresponde ao número de internações ou de complicações registradas neste mesmo período.

Diante disso, o Comitê orienta as pessoas para que, em casos de sintomas gripais, busquem atendimento médico e testagem na UPA da Vila Xavier ou a UPA Central ou a UPA Valle Verde, que atendem 24 horas por dia.

Também fica fortemente recomendado o uso de máscara facial nas unidades de serviços de saúde públicos e privados, no transporte público coletivo e em ambientes de aglomeração.

E ainda o Comitê alerta as pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal, que busquem um dos polos de vacinação para tomarem as doses em atraso, incluindo as duas doses de reforço (3ª e 4ª doses). É a vacina que evita complicações da doença, mesmo com o aumento do número de casos confirmados.

Durante a semana, a 4ª dose nas pessoas com 18 anos ou mais e o atendimento da faixa de 12 a 17 anos estão sendo feitos em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, também de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

E ainda na unidade do Sesa continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Já no caso do público infantil, de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Na próxima semana terá início a vacinação das crianças a partir de 6 meses a 2 anos de idade, com comorbidades. O esquema de atendimento desse público está sendo definido e será divulgado já nas próximas horas.

Vale destacar que a vacina pode evitar as formas mais graves da doença.

Também a partir da próxima semana, através de parceria com a Unesp de Araraquara, terá início do trabalho de sequenciamento genético de casos positivados para que sejam identificados quais os vírus que estão circulando neste momento da pandemia no município.

O Comitê de Contingência do Coronavírus reforça que as análises diárias da situação serão mantidas e, diante de mudanças no quadro epidemiológico, novas medidas serão implementadas.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, assim como todas as medidas de enfrentamento, são atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura".



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90