Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/11/2022 às 10h09min - Atualizada em 23/11/2022 às 10h09min

Black Friday: saiba como se proteger contra golpes e fraudes online

Confira as dicas importantes para não cair em ciladas durante a data.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Novas Vagas: quarta-feira (23) com 30 vagas no PAT de Araraquara; veja a lista.
Receita abre hoje (23) consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda; veja.





Sempre realizada na última sexta-feira de novembro, este ano, a Black Friday ocorre no dia 25, quando diversas empresas se comprometem a conceder descontos especiais aos seus clientes.

 

Segundo o advogado Guilherme Galhardo, apesar de possuir um dia específico, muitas lojas e sites optam por fornecer valores diferenciados durante toda a última semana do mês, o que demanda mais atenção do comprador no que diz respeitos aos seus direitos como consumidor.
 

O ideal é se manter atento aos valores usuais dos produtos durante o período anterior às promoções, pois caso os preços se mostrem fora do comum, podem indicar fraude. Outra dica é acessar somente sites confiáveis e nunca esquecer de conferir a confiabilidade da marca do produto e da loja que o vende. Nestes casos, independentemente de ser um estabelecimento físico ou virtual”, orienta.



De acordo com o advogado, esses aspectos podem ser conferidos por meio dos sites www.reclameaqui.com.br e pela plataforma www.consumidor.gov.br. Caso haja suspeita de fraude ou indução ao erro, o cliente também pode primeiramente recorrer ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), antes de entrar com um eventual processo contra a empresa.

 

 

Lembrando ainda que em se tratando de uma compra online em época de Black Friday ou em qualquer outro dia do ano, o consumidor possui um prazo de até sete dias para desistir da aquisição do produto, não importando o motivo. Esse prazo conta a partir do momento da entrega da mercadoria ou da assinatura da prestação do serviço”, comenta Galhardo.



Diante desse cenário, Guilherme alerta que a Black Friday pode ser a oportunidade perfeita para que hackers promovam golpes, portanto é essencial que se evite clicar em links recebidos por SMS ou e-mail, assim como clicar em anúncios que pareçam estranhos.


Outras estratégias criminosas também variam entre a venda de produtos falsificados, roubo de dinheiro e de dados, comercialização de itens inexistentes e até mesmo inserir vírus em dispositivos celulares ou computadores.

 

O mais importante, porém, é lembrar que na maioria das vezes em que a promoção se apresenta como interessante, mas a ponto de soar fora da realidade, talvez não se trate de uma oferta verdadeira. Assim, desde que se mantenha atenção e os cuidados necessários, é possível curtir a Black Friday e fazer algumas compras sem gerar futuras dores de cabeça”, orienta.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90