Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/11/2022 às 13h52min - Atualizada em 24/11/2022 às 13h52min

Vereador de Araraquara é indicado ao Grupo de Transição de Lula

Parlamentar vai integrar o Conselho Consultivo de Juventude da Presidência da República

Guilherme Bianco (PCdoB) vai integrar Grupo de Transição do presidente eleito Lula (PT) -Foto/Reprodução: Guilherme Bianco/Facebook
O vereador de Araraquara Guilherme Bianco (PCdoB) anunciou que vai fazer parte do Grupo de Transição do presidente eleito Lula (PT). O parlamentar integrará o Conselho Consultivo de Juventude da Presidência da República. 

Seu histórico no movimento jovem e também o trabalho que vem sendo desenvolvido no mandato contribuiu para a indicação ao Grupo de Transição de Lula, pelo menos é o que acredita o vereador. "O meu histórico contribuiu bastante. Se parar para pensar que tenho 27 anos, sou militante do movimento estudantil há muito tempo, pelo menos 13 anos. Penso que minha atuação na Câmara Municipal de Araraquara também contribuiu para isso. Temos tentado construir o melhor mandato possível, que esteja sempre consoante com as pautas sociais, dialogando com a sociedade, trazendo políticas públicas, votando os projetos de lei que têm impacto na vida dos araraquarenses... Acho que isso foi um fator fundamental para que eu pudesse ser indicado", relatou Bianco ao Araraquara Agora. 

O parlamentar araraquarense salientou que o objetivo é fazer um diagnóstico da Secretaria Nacional de Juventude em primeiro momento, averiguando os trabalhos nos últimos quatro anos e a atual situação, e cuidar de pontos mais emergentes. "Por exemplo, para o ano que vem, não consta no orçamento a execução do Enem, que para nossa juventude é a grande porta de entrada para a universidade. É um exemplo de coisas que estão colocadas na ordem do dia que a gente precisa resolve", enfatizou. 

Ainda segundo Guilherme, o Grupo de Transição pensa em ter uma secretaria que seja interseccional entre os ministérios. "A juventude tem demandas de várias frentes, como Educação, Trabalho, Saúde, Emprego e Renda, Segurança Pública e Cultura. Pensar como a gente vai ter uma Secretaria Nacional que consiga conversar com os mais diversos ministérios é uma questão importante". O vereador também contou que uma das dificuldades do trabalho se dá por conta da falta de disponibilização de documentos que tenham sido disponibilizados pela própria Secretaria Nacional de Juventude ou pelos ministérios. 

Sobre o tempo de trabalho, Guilherme ressaltou que um primeiro relatório prévio deverá ser entregue ainda em novembro, enquanto o relatório final, em dezembro. "A comissão vai trabalhar até o final do ano". Para ele, as experiências com projetos de Araraquara e também da região podem ser levadas para um âmbito nacional, assim como políticas bem estruturadas, atuantes, serão poderão ser sentidas em Araraquara. "No ponto da vista da região, penso que o meu trabalho lá será pegar as políticas públicas para a juventude que funcionam, que têm materialidade, que conseguem dar vazão nas demandas, e levar para Brasília nas discussões do Grupo de Transição. Temos políticas acertadas, como o Filhos do Sol, que é um programa fantástico de distribuição de renda, de formação da nossa juventude de inserção no mercado no trabalho, que interrompe os ciclos da violência e da miséria. A gente pode tentar colocar isso na ordem do dia para programas a níveis nacionais". 

Pelas redes sociais, Guilherme Bianco comemorou a indicação ao Grupo de Transição junto de seus seguidores. 
 




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90