Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/11/2022 às 15h22min - Atualizada em 24/11/2022 às 15h22min

Araraquara inicia vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19

Vacinação começa nesta sexta-feira (25) com agendamento

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta sexta-feira (25) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. Para receber o imunizante é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

 

O imunizante utilizado será a Pfizer Baby e, por conta da quantidade de imunizantes disponibilizada neste momento e para otimizar essas doses entregues inicialmente ao município, o atendimento dessa faixa etária com comorbidades será feito às sextas-feiras, somente no posto de saúde do Melhado, das 8 às 15 horas, e com agendamento prévio pelos telefones 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou 3303-3108 (das 8 às 16 horas).

 

Assim que mais doses da Pfizer Baby forem sendo distribuídas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela distribuição dos imunizantes, o atendimento será ampliado.

 

Plantão deste sábado

 

No plantão de vacinação deste sábado (26), os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades, serão atendidos na unidade de saúde do Melhado. Lembrando que nesta faixa etária é obrigatório agendamento pelos telefones 0800 7717723 (das 8 às 18 horas) ou pelo 3303-3108 (das 8 às 16 horas).

 

Portanto, os responsáveis por essas crianças podem ligar para um desses telefones e agendar a vacinação para amanhã (25), que é quando vai começar o atendimento dessa faixa etária, ou para o plantão de sábado (26).

 

Para atender o público infantil de 3 a 11 anos, estarão abertas neste sábado as unidades do Yolanda Ópice, América, Adalberto Roxo, Santa Angelina e Iedda

 

O público adulto, que inclui os adolescentes de 12 a 17 anos, será atendido no plantão nas unidades de saúde Vila Xavier, Vale do Sol, Selmi Dei 1, Iguatemi e Iedda.

 

Estarão sendo aplicadas a 3ª dose nos jovens de 12 a 17 anos, a 4ª dose nos maiores de 18 anos, as 1ª e 2ª doses do público infantil e todas as demais doses em atraso.

 

 

Vacinação em curso

 

No decorrer da semana, a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, ocorre em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas, também de segunda a sexta.

 

E ainda na unidade do Sesa continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

 

Já no caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo. Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

 

Lembrando que os bebês, com comorbidades, serão vacinados às sextas-feiras com agendamento prévio, no Melhado, das 8 às 15 horas, e para receber o imunizante é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

 

Vale destacar ainda que todas as pessoas com doses em atraso – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses – devem aproveitar o plantão ou procurar durante a semana as unidades de saúde para completar o esquema vacinal. Essa medida é muito importante para evitar as formas mais graves da doença.

 

O atendimento Covid-19, com consultas e testagens, é feito na UPA da Vila Xavier, UPA Central e UPA Valle Verde. As Upas atendem 24 horas por dia.

 

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, documentos que devem ser apresentados e informações gerais sobre o enfrentamento da doença são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90