Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/11/2022 às 11h38min - Atualizada em 30/11/2022 às 11h38min

Educação não deve implantar período noturno em CERs; ‘não recebemos esse tipo de solicitação’

Resposta foi solicitada em requerimento do vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

Divulgação/ Câmara Araraquara

Leia ainda:
Câmara de vereadores aprova orçamento de R$ 1,3 bilhão para próximo ano em Araraquara; veja.
Sintomas Gripais? Saiba onde buscar testes e atendimentos em Araraquara.





Em outubro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) protocolou o Requerimento nº 836/2022, solicitando informações a respeito da demanda de vagas para Centros de Educação e Recreação (CERs) no período noturno.

 

O documento tinha o objetivo de sanar as seguintes dúvidas:

 

  • A Secretária Municipal de Educação faz o registro de pedidos de vagas de CER’s noturnas?
  • Atualmente qual é a demanda para vagas em horário noturno?
  • A Secretária Municipal de Educação realiza ou já realizou algum estudo sobre a possibilidade de implementação de CRE’s noturnas no Municípo?

 

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação informou que não recebe e que não há registros de solicitações de vagas noturnas nos CERs da cidade. Sendo assim, o setor entende que essa não é uma demanda da população.

 

"Não realizamos nenhum tipo de estudo sobre implementação de CER noturno, pois esse atendimento não é de competência da Secretaria Municipal de Educação, cujo atendimento educacional se ancora na legislação e documentação oficial da área", completa.

 

O órgão explica ainda que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a educação infantil é oferecida em creches e pré-escolas públicas ou privadas, que cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

 

"Ou seja, considerando a legislação e a literatura sobre Educação Infantil, não é possível conceber o funcionamento de uma creche noturna no âmbito da Secretaria Municipal de Educação; o atendimento desta etapa da Educação Básica é diurno", afirma.

 

A Secretaria argumenta que estudos da área da educação demonstram que as experiências de funcionamento de creches noturnas têm práticas restritas a ações de cuidado, não realizando nenhuma atividade educativa e que, mesmo sendo ações importantes, não são do âmbito de competência da educação, se aproximam dos serviços prestados pela Assistência e Serviço Social.

 

"Atualmente a Secretaria Municipal de Educação oferece atendimento de creche e pré-escola, em período parcial de quatro horas diárias, sendo das 7h30 às 11h30 ou das 13 às 17 horas, e integral de nove horas e 30 minutos, sendo das 7h30 às 17h, ou seja, ultrapassa a quantidade mínima de horas para oferta de atendimento integral prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a saber sete horas diárias", finaliza o setor.

 

Veja o documento AQUI.

 

Fonte: Câmara Araraquara. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90