Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/07/2020 às 08h39min - Atualizada em 20/07/2020 às 08h39min

Campanha de vacinação contra sarampo vai até 31 de agosto

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Araraquara vai até o dia 31 de agosto e as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e no Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Podem ter acesso à vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba,  pessoas com idade entre 1 e 29 anos que não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização.

Além disso, vale lembrar que também estão sendo vacinados bebês com mais de 6 meses, fora do calendário de imunização, devido à circulação do vírus.

A vacina é recomendada ainda para pessoas entre 30 e 49 anos, independentemente de sua situação vacinal. Ou seja, mesmo quem já tomou uma dose deverá receber outra.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, para reforço.

Se a pessoa não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra de ter sido vacinada, deve receber apenas uma dose. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima. A recomendação é que todos usem máscara e respeitem a distância de segurança.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar óbito. A vacina, que é extremamente segura, eficaz e está disponível durante todo o ano na rede pública de saúde, é a única maneira de evitar que isso aconteça. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Um dos sintomas do sarampo é o surgimento de manchas vermelhas no rosto e pelo corpo. Diferentemente de outras doenças, como dengue e catapora, essas manchas não provocam coceiras, mas causam febre alta, coriza, tosse e conjuntivite. Como consequência, o sarampo pode provocar encefalite, inflamação dos ouvidos, pneumonia e fortes diarreias, causando desidratação.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90