Araraquara Agora Publicidade 728x90
06/12/2022 às 10h55min - Atualizada em 06/12/2022 às 10h55min

Mês de Economia Solidária: sorteio de ambulantes da passarela do TCI marca as atividades

Inscrições de interessados vão até sexta-feira (09); anote a programação

Direto da Redação
Divulgação/ Prefeitura Araraquara

Leia Também:
Novas Vagas: confira as vagas disponíveis no PAT de Araraquara nesta terça-feira (06).
Corrida de Santo Onofrezinho 2022 já recebe inscrições; veja.

 

Já começou em Araraquara, o Mês da Economia Solidária 2022. A programação, que vai até o dia 23 de dezembro, oferece uma série de atividades como feiras, cursos e oportunidades de geração de renda. Uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Gerência de Economia Criativa e Solidária.

 

A programação teve início nos dias 1 e 2 de dezembro, quando as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araraquara receberam a atividade "A Economia Solidária e o Cooperativismo como estratégia de inclusão produtiva no território", para o público do Bolsa Cidadania.

 

De 5 a 23 de dezembro, a Rua Nove de Julho passa a contar com o comércio aberto no período noturno, das 18h às 22h, com ambulantes da área de alimentação. Nesta terça-feira (6), às 14h, o Espaço Kaparaó recebe o Curso de Liderança e Trabalho em Equipe, oferecido pela Escola de Governo e com foco nas lideranças da Sol Nascente, Morada Car e Morada Express.

 


No dia 15, das 18h às 21h, o Dia Nacional da Economia Solidária será celebrado no Auditório da ETEC "Profª Anna de Oliveira Ferraz (Industrial) com a posse do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (COMTECS) e apresentação “Dois anos da IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária – Resultados e perspectivas”, com entrega do Portfólio dos EES da IPECS.



A agenda das feiras também vem repleta de opções com a Gira Feira, a Feira do Pôr do Sol, a Tô em Casa, a Feira do MEA, a Feira do Botânico, a Rolêfeira e a Quem Garimpa Acha.

 

A coordenadora municipal do Trabalho e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (CETECS), Camila Capacle, explica que a programação chega para reforçar a vocação de Araraquara como uma cidade que se preocupa em oferecer alternativas de geração de renda.

 

"Nossa intenção neste mês é comemorar o que estamos construindo como política pública de economia solidária e criativa e, com a posse do conselho, iniciar uma fase de novos projetos e ações para o biênio 2023-2024. Araraquara se destaca nacionalmente como uma das principais políticas municipais de economia solidária e isso é motivo de orgulho e comemoração", completou Camila.

 

 

Passarela do TCI

 

Dentro da programação, na sexta-feira, do dia 16 dezembro, será realizado o sorteio dos ambulantes que se candidatarem aos estandes da Passarela Orival Ramalho, que liga a Avenida Brasil à Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Central de Integração.

 

As inscrições para o Edital de Chamamento Público foram prorrogadas e vão até esta sexta-feira (09). Serão sorteados 20 ambulantes.

 

 

Ainda dá tempo


 

Poderão participar do edital pessoas jurídicas com residência e domicílio em Araraquara com CNPJ ativo ou pessoas físicas com CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários); e com Alvará Municipal ou Certificado MEI (microempreendedor individual).

Os interessados deverão se apresentar presencialmente no protocolo da Sala do Empreendedor do Paço Municipal, dentro do prazo, portando os seguintes documentos:

 

  • Ficha de cadastro (disposta em anexo do edital); Cartão CNPJ ou CCM (Ficha de Cadastro de Contribuintes Mobiliários como Autônomo);
  • Alvará Municipal ou Certificado MEI;
  • Comprovante de endereço no nome do interessado (cópia e original de conta de energia elétrica ou de água);
  • RG (cópia e original) e CPF (cópia e original).

 

 

Os documentos apresentados serão conferidos por servidor público e pelo proponente, que receberá um protocolo de recebimento.

 

 

Análise



Os documentos apresentados pelos interessados serão analisados pela Comissão de Seleção e Monitoramento para verificação de veracidade e coerência com o edital. Encerrado o processo de análise documental, será disponibilizada a listagem dos participantes habilitados.

 

 

Classificação
 


A classificação dos habilitados se pautará nos seguintes critérios, por ordem de prioridade: comerciantes que estavam situados nos “Corredores Centrais do Comércio”, no entorno da Rua Nove de Julho (Rua 2), cujos nomes foram apurados pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; comprovação de cursos de empreendedorismo e qualificação profissional; comprovação de baixa renda: inscritos do Cadastro Único ou que comprovem baixa renda de até meio salário mínimo per capita; e pontuação.



Mais informações podem ser solicitadas na Coordenadoria de Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, no 9º andar da Prefeitura ou no telefone (16) 3301-6163. O edital completo está no site da Prefeitura.

 

 

ANOTA AÍ:



MÊS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA 2022



De 5 a 23 de dezembro
Ambulantes de Alimentação da Rua Nove de Julho - noturno
De segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.



6 de dezembro
14h -
Curso de Liderança e Trabalho em Equipe - Escola de Governo
Local: Espaço Kaparaó.
Público-alvo: lideranças da Sol Nascente, Morada Car e Morada Express.



15 de dezembro
18h às 21h -
Dia Nacional da Economia Solidária
Local: Auditório da ETEC "Profª Anna de Oliveira Ferraz (Industrial)
Posse do Conselho Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária (COMTECS) e apresentação “Dois anos da IPECS – Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária – Resultados e perspectivas”, com entrega do Portifólio dos EES da IPECS.
Mesa com a presença de autoridades, gestores, acadêmicos e empreendimentos econômicos solidários.

 

16 de dezembro
14h -
Sorteio dos estandes da Passarela Orival Ramalho, para ambulantes de quinquilharia
Local: A definir



17 de dezembro
10h -
Aniversário de 1 ano do Quilombo Rosa
Local: Quilombo Rosa
Feira de Economia Criativa com apresentação do Maracatu e Oficinas Culturais
Oficinas de Práticas Integrativas da Unesp




FEIRAS DA ECONOMIA CRIATIVA



Gira Feira
3 e 17 de dezembro -
Praça Pedro de Toledo
11 de dezembro - Parque Infantil



Feira do Pôr do Sol
11 de dezembro -
Praça das Bandeiras



Tô em Casa
4, 10 e 17 de dezembro -
Parque Infantil



Feira do MEA
17 de dezembro -
Praça do Daae



Feira do Botânico
18 de dezembro -
Parque do Botânico



Rolêfeira
11 de dezembro -
Praça do Faveral



Quem Garimpa Acha
18 de dezembro -
Praça Pedro de Toledo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90