Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/07/2020 às 16h10min - Atualizada em 20/07/2020 às 15h37min

Córrego Água Branca terá revitalização e praça sustentável

O Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), dará início ao processo de revitalização de toda a Área de Preservação Permanente (APP) da Nascente Modelo do Córrego da Água Branca, além da implantação de uma praça sustentável, nas proximidades do córrego, localizados entre os bairros Jardim Dumont e Cruzeiro do Sul. Na tarde da quinta-feira (16), o superintendente do Daae, Donizete Simioni, a diretora de Gestão Ambiental, Katia Castro de Matteo e a gerente de Biodiversidade, Simone Oliveira, estiveram no local, diagnosticando a situação do local e planejamento o início das obras.

Estão previstos ainda, o cercamento da APP da nascente, a instalação de um portal para indicação da área utilizada para realização de trilhas ecológicas monitoradas, especificamente em trabalhos de educação ambiental, instalação de placas educativas, além de outras melhorias.

A equipe do Daae já deu início aos trabalhos de roçada e podas das árvores limítrofes ao arruamento. “As ações de revitalização incluem ainda o plantio de mudas na APP e a construção de uma praça sustentável para recreação, educação ambiental e lazer dos moradores”, afirmou Katia Castro de Matteo, diretora de Gestão Ambiental.

A Unidade de Educação Ambiental do Daae desenvolve junto à comunidade local, um trabalho de conscientização para preservação e manutenção da área. Entre as atividades desenvolvidas, estão trilhas eco educativas pela nascente, onde os participantes podem observar a biodiversidade de fauna e flora existente no local, além de aprender conceitos como bacia hidrográfica, mata ciliar, mata de galeria, sistema agroflorestal (SAF), entre outros.

Praça sustentável

Já o projeto da praça sustentável é de autoria da Gestão Ambiental do Daae. A primeira praça sustentável foi implantada em janeiro desde ano, com muito sucesso, no Jardim Universal – uma reivindicação dos moradores da região ao Vereador Roger Mendes.

As primeiras etapas serão a demarcação das vias de circulação e canteiros da praça, a execução dos pavimentos, plantio de grama, árvores e outras vegetações e colocação de equipamentos como bancos, mesas e lixeiras e os trabalhos já estão sendo iniciados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90