Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/12/2022 às 10h41min - Atualizada em 14/12/2022 às 10h41min

Preocupação: Brasil pode terminar o ano com recorde de casos e de mortes por dengue

Araraquara supera os 21 mil casos da doença; entenda

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Pixabay

Leia Também:
Susto: Tombamento de caminhão deixa lentidão em rodovia de Araraquara.



 

O ano de 2022 pode encerrar com recorde de números de mortes por dengue. São 978 mortes desde o início do ano até o dia 05 de dezembro. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, 98 mortes ainda estão sendo investigadas.


Os números acendem o alerta para a volta da epidemia, já que o índice de óbitos aumentou 400% em relação ao total de 2021. As informações, ainda parciais, do Ministério da Saúde, indicam mais de 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no país. Vale lembrar que em todo o ano passado foram 544 mil casos confirmados.



Preocupação



Araraquara está entre os municípios com números preocupantes de contaminação. No mapa geral, duas cidades chamam a atenção no estado de São Paulo. Araraquara e São José do Rio Preto, sendo que a Morada do Sul ocupa a quinta colocação. Veja:


Brasília (DF) lidera com 67.274 casos, seguido de Goiânia (GO), com 53.796. Aparecida de Goiânia (GO) aparece em terceiro lugar com 25.138 e Joinville (SC) em quarto com 21.406.


Araraquara registra 21.017 casos da doença, em quinto lugar, seguido de São José do Rio Preto com 19.927. Ainda em Fortaleza (CE) com 19.037; Anápolis (GO) com 17.144; Natal com 15.403 e Teresina (PI) com 15.033.



Araraquara



Durante a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, Araraquara realizou ações de conscientização e visitas em busca de eliminar criadouros dos quintais.


As atividades ocorreram entre 21 e 26 de novembro. Na ocasião, a gerente de Controle de Vetores Alessandra Cristina do Nascimento ressaltou a preocupação com a dengue na cidade.



 

Araraquara é um município endêmico e podemos ter casos de dengue durante todo o ano. Por isso, mantemos as vistorias todos os dias do ano, com orientações, eliminação de criadouros, atividades educativas e vistorias de imóveis complicados, que podem estar com grande quantidade de criadouros. E precisamos contar com a participação da população também durante todo o ano, para que quando chegue este período mais complicado, de verão, em que pode ter aumento do número de casos, nós passemos com mais tranquilidade”, disse.





Sintomas



Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nesses casos suspeitos da doença, a pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro ou uma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para passar por atendimento médico e ser encaminhada para o exame de sorologia (realizado após o sexto dia de sintomas). 


As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, e as UPAs (Central, Valle Verde e Vila Xavier) têm funcionamento 24 horas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90