Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

Importante

Sabia? Confira o calendário do IPVA 2023; aumento de mais de 10%

Proprietários ainda terão desconto para o pagamento à vista

Por Agência Brasil|· atualizado em 22/12/2022 às 07:18· 2 min de leitura
Sabia? Confira o calendário do IPVA 2023; aumento de mais de 10%
Pixabay

Medo: idosa tem casa invadida por criminosos em Araraquara.



O pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos carros do estado de São Paulo poderá ser parcelado em até cinco vezes em 2023. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Quem decidir pagar o imposto à vista terá um desconto de 3%.
 

Junto com o anúncio, foi divulgado um aumento de 10,77% do imposto para o ano que vem. O valor, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, considera a valorização dos carros seminovos ou usados, em setembro e outubro de 2022, comparado a 2021. Com relação a este ano a redução foi menor: no ano de 2022 o aumento foi de 22,54%.




 




Detalhes

 

As alíquotas do imposto para veículos novos e usados continuam iguais às do exercício de 2020:

 

 

  • 4% do valor do veículo para carros de passeio;
  • 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
  • 1,5% para caminhões;
  • 1% para os veículos de locadoras.

 

 


Parcelas

 

 

Em 2023, o governo do estado permitiu que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calcule automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas. Cada parcela precisa ter o valor mínimo de R$ 68,52, o que corresponde a duas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufes).

 

O valor utilizado para cálculo do imposto, o valor venal do automóvel para 2023, está disponível no site da Secretaria de Fazenda.

 

 



Estado

 

 

O estado de São Paulo conta com uma frota estimada em 27 milhões de veículos; para 17,9 milhões de veículos é exigido o pagamento do IPVA . Em caso de atraso, o contribuinte fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic, que é utilizada como referência para os demais juros da economia. Depois de 60 dias, o percentual da multa fica em 20% do valor do IPVA.

 

 



Calendário de pagamento:

 

À vista

- Cota única em janeiro com desconto de 3%;

- Cota única em fevereiro, sem desconto;

Parcelamento, sem desconto, cota mínima de R$ 68,52

- Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 205,56 e R$ 274,07);

- Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 274,08 e R$ 342,5);

- Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 342,60).

 

 

Veja o calendário completo:


 

 

 

 

 

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora